O Twitter estreou, nesta quinta-feira, o “Promoted Trends” (tendências promovidas, em inglês), em que empresas podem anunciar seus produtos nos Trending Topics, lista de assuntos mais populares da rede de microblogs. O filme Toy Story 3, que estreia na sexta-feira, está sendo divulgado no novo espaço.
A novidade é um desdobramento do “Promoted Tweets” (tuítes promovidos), que inclui posts de empresas anunciantes entre as mensagens das contas seguidas. As duas iniciativas fazem parte do projeto para monetizar o Twitter. As empresas devem ter conta na rede social para comprar esse espaço publicitário.
Ao clicar em uma das tendências promovidas, o usuário será levado a uma página de resultados de busca com um tuíte da empresa em destaque. A mensagem da DisneyPixar sobre a estreia de Toy Story 3 foi retuítada mais de 500 vezes.
As companhias não pagam por tuítes promovidos que não são vistos pelo público. As diferentes maneiras com que as pessoas interagem com a mensagem � cliques na conta, cliques nos links encurtados, retuítes, respostas e favoritos � são chamadas de “ressonância”. Os tuítes promovidos que não repercutirem acabam desaparecendo.
Anunciantes que tiveram acesso à proposta do microblog disseram que o anúncio nos Trending Topics custa dezenas de milhares de dólares por dia.
Outra maneira com que o Twitter pretende ganhar dinheiro é investindo em um gráfico de interesse dos seus usuários, baseado nos seguidores. Se um internauta segue vários jogadores de um time, por exemplo, ele provavelmente é torcedor daquela equipe.