Outro sistema de jogos da Sony é alvo de ataque virtual
Desta vez, invasão ocorreu em rede para games on-line para PC
A Sony admitiu nesta terça-feira que foi vítima de novo ataque virtual. O alvo dos invasores agora é a rede Sony On-line Entertainment (SOE), que os usuários acessam a partir de seus computadores e que conta com jogos como Everquest II e Star Wars: Galaxies. De acordo com a companhia, cerca de 24,6 milhões de contas em todo o mundo foram comprometidas no ataque. Entre os dados ameaçados estão números de cartões de crédito e débito, além de nomes, endereços, e-mails e até números de telefone de usuários.
Para evitar mais problemas, a SOE enviou um e-mail de alerta e desativou seus servidores. A empresa deve ainda oferecer 30 dias de serviços gratuitos para seus usuários, numa tentativa de compensar os transtornos causados pela paralisação – realizada por tempo indefinido.
É a segunda vez em um mês que a Sony vem a público reconhecer que seus sistemas on-line foram alvo de ataques virtuais. A rede Playstation Network (PSN), que atende usuários do console Playstation 3, está fora do ar desde o dia 19 devido a um ataque virtual semelhante. Mais de 78 milhões de pessoas foram prejudicadas. Clientes do serviço premium PlayStation Plus também devem ganhar um mês de acesso gratuito.
“O estrago está feito. Para a Sony, não importa em que escala ela tenha que distribuir acesso gratuito aos serviços. Essa é uma forma de reconquistar a confiança dos clientes”, disse Jay Defibaugh, diretor de pesquisa da MF Global, empresa sediada em Tóquio que faz análises de mercado.
Repercussão – A notícia do vazamento de dados na SOE provocou uma onda de comentários no blog oficial do PlayStation e na página da empresa no Facebook – muitos dos quais positivos. “É bom descobrir que a Sony respeita e se preocupa com seus clientes”, afirmou um usuário. “Honestamente, jamais duvidei da Sony quanto a isso. Como proprietário do PlayStation desde o primeiro console, sempre soube que eles são bons em reconhecer problemas em sua infraestrutura e no mundo dos jogos”, afirmou.
Outros, porém, mostraram insatisfação. “O ponto é que vocês pegaram nosso dinheiro e não protegeram nossos dados. Nem sei como vocês poderiam compensar isso”, afirmou um jogador.
O banco Goldman Sachs estimou que o impacto total no resultado da empresa deve ficar abaixo dos 50 bilhões de ienes (615,5 milhões de dólares). Muitos usuários abrem múltiplas contas e o número total de cartões de crédito válidos, registrados só na rede PSN, é de 10 milhões.
(Com agências internacionais)