Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Serviço de microblog Twitter completa seis anos

Com 500 milhões de usuários cadastrados, empresa estuda formas de ampliar sua receita

Por Da Redação
21 mar 2012, 11h00
Reprodução
Reprodução (VEJA)

O Twitter, serviço para o compartilhamento de mensagens com até 140 caracteres, completa seis anos de operação nesta quarta-feira. O serviço foi lançado no dia 21 de março de 2006 pelos cofundadores Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Willians. A primeira mensagem foi enviada por Dorsey: “Apenas configurando meu Twitter” – “Just setting up my twtter”, em inglês.

Mas nem tudo são flores na empresa. Com cerca de 500 milhões de usuários cadastrados – número não oficial -, o Twitter luta para não ter sua participação engolida pelo news feed do Facebook. Ao mesmo tempo, a empresa estuda formas de ampliar sua receita, como a inserção de tuítes patrocinados, venda de trending topics e cobrança para sugestão de contas a serem seguidas.

De acordo com estimativas da empresa de pesquisas eMarketer, a receita do Twitter em 2011 foi de 140 milhões de dólares. Pouco se comparado ao 1 bilhão de dólares faturado pelo Facebook.

Continua após a publicidade

Polêmicas e revoluções – Ponto de partida para um número incontável de polêmicas na rede, manifestações sociais e até de revoluções (como a Primavera Árabe), o Twitter anunciou em janeiro deste ano um novo algoritmo, capaz de suprimir determinados assuntos apenas nos países em que esses temas são censurados. O recurso foi alvo de críticas por parte dos defensores da web livre.

Nesses seis anos, o serviço também passou por duas reformas gráficas – uma implantada em setembro de 2010 e a outra em dezembro de 2011. O próximo passo, apontam rumores, é oferecer páginas diferenciadas para marcas, similares às já ofertadas pelo Facebook.

Baseado em São Francisco, nos Estados Unidos, atualmente, o Twitter estuda a instalação de um escritório na Europa. Inglaterra, França e Alemanha são possíveis destinos para a nova base. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, já fez pessoalmente seu convite ao CEO, Dick Costolo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.