Serviço de microblog Twitter completa seis anos
Com 500 milhões de usuários cadastrados, empresa estuda formas de ampliar sua receita
O Twitter, serviço para o compartilhamento de mensagens com até 140 caracteres, completa seis anos de operação nesta quarta-feira. O serviço foi lançado no dia 21 de março de 2006 pelos cofundadores Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Willians. A primeira mensagem foi enviada por Dorsey: “Apenas configurando meu Twitter” – “Just setting up my twtter”, em inglês.
Mas nem tudo são flores na empresa. Com cerca de 500 milhões de usuários cadastrados – número não oficial -, o Twitter luta para não ter sua participação engolida pelo news feed do Facebook. Ao mesmo tempo, a empresa estuda formas de ampliar sua receita, como a inserção de tuítes patrocinados, venda de trending topics e cobrança para sugestão de contas a serem seguidas.
De acordo com estimativas da empresa de pesquisas eMarketer, a receita do Twitter em 2011 foi de 140 milhões de dólares. Pouco se comparado ao 1 bilhão de dólares faturado pelo Facebook.
Polêmicas e revoluções – Ponto de partida para um número incontável de polêmicas na rede, manifestações sociais e até de revoluções (como a Primavera Árabe), o Twitter anunciou em janeiro deste ano um novo algoritmo, capaz de suprimir determinados assuntos apenas nos países em que esses temas são censurados. O recurso foi alvo de críticas por parte dos defensores da web livre.
Nesses seis anos, o serviço também passou por duas reformas gráficas – uma implantada em setembro de 2010 e a outra em dezembro de 2011. O próximo passo, apontam rumores, é oferecer páginas diferenciadas para marcas, similares às já ofertadas pelo Facebook.
Baseado em São Francisco, nos Estados Unidos, atualmente, o Twitter estuda a instalação de um escritório na Europa. Inglaterra, França e Alemanha são possíveis destinos para a nova base. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, já fez pessoalmente seu convite ao CEO, Dick Costolo.