Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

PayPal estreia no Brasil app de pagamento em lojas físicas

Suplicy Cafés é o primeiro parceiro da empresa no país em projeto piloto

Por Da Redação
24 out 2013, 20h38

“As pessoas adoram café, mas odeiam pagar. Por que não melhorar essa experiência?”. Foi com esse argumento que David Marcus, presidente do PayPal, anunciou o recurso check in, que permite aos usuários do aplicativo da companhia pagar suas contas sem precisar sacar o cartão crédito. O programa, que já funciona em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Japão e Grã-Bretanha, chega ao país na versão para iOS, mas a empresa garante que os usuários de Android, maior base no país, poderão fazer o download do app nos próximos dias. O primeiro parceiro do PayPal nessa fase piloto é a rede Suplicy Cafés, presente em quatro estados brasileiros: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Leia também:

Com sistema de pagamento, Facebook pode se tornar rival do PayPal

O aplicativo, disponível para smartphones e tablets, é uma grande aposta do PayPal no Brasil. A empresa, entusiasta do modelo de pagamento via celular – mobile payment, em inglês -, quer catequizar os estabelecimentos brasileiros de forma que o método se torna uma opção tão popular como os pagamentos via débito, um hábito conhecido entre os consumidores brasileiros.

Para realizar a transação, o usuário deve dar um check in ao entrar no local onde pretende consumir. Ele, então, escolhe o produto em um cardápio virtual e realiza o pagamento através do cartão de crédito cadastrado no serviço. Para atender às necessidades de determinados restaurantes, a companhia incluiu na interface do aplicativo a opção de gorjeta. O usuário só precisa, dessa forma, escolher a porcentagem que deseja pagar ao local.

Continua após a publicidade

Para Mario Mello, vice-presidente do PayPal na América Latina, a iniciativa irá fomentar o relacionamento entre consumidor e dono do estabelecimento. Ao dar check in, o responsável pelo local tem acesso a um histórico do usuário em seu comércio – horário habitual de visita, por exemplo – e pode, inclusive, oferecer cupons de desconto no intuito de fidelizar o consumidor.

Esta será a primeira experiência de check in e pagamento via celular realizada na América Latina. O Brasil não foi escolhido à toa. Existem no país mais de 2,5 milhões de usuários do serviço, atualmente presente na maioria das lojas on-line brasileiras. Segundo Marcus, o Brasil tem registrado o crescimento mais significativo na região. Ele adianta que, embora o recurso de pagamento via celular ainda seja um projeto piloto, muitas empresas já mostraram interesse em adotar a solução. É o caso, por exemplo, dos aplicativos para solicitação de táxi. De acordo com Marcus, a companhia tem planos de expandir o sistema para esse setor, que tem ganhado a adesão dos usuários no país. As conversas devem começar pela 99Taxis, um dos apps mais populares do segmento no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.