Para impulsionar serviço de streaming, Amazon vai produzir 12 filmes por ano
Obras serão lançados no cinema e, em seguida, na internet
Depois de contratar Woody Allen para escrever e dirigir uma série, o gigante do varejo eletrônico Amazon anunciou, nesta segunda-feira, mais um capítulo de sua empreitada no mundo audiovisual. A partir do fim de 2015, a companhia produzirá uma dúzia de filmes ao ano.
O plano, segundo comunicado da empresa, conta com uma estratégia para promover o site de streaming da companhia, o Amazon Prime Instant Video. As obras serão liberadas para os assinantes num prazo entre 30 e 60 dias após a estréia nos cinemas – hoje um filme costuma ser disponibilizado on-line entre 10 e 12 meses depois de entrar em cartaz.
Quem comandará o processo criativo da divisão, chamada Amazon Original Movies, é o produtor americano Ted Hope, de 53 anos, premiado por trabalhos como A Família Savage, de 2007, e Anti-Herói Americano, de 2003.
A companhia espera obter o mesmo sucesso que teve com suas séries originais. A comédia dramática Transparent, que estreou em fevereiro de 2014, ganhou na semana passada dois prêmios no Globo de Ouro: melhor série de comédia ou musical e melhor ator em comédia ou musical pela performance de Jeffrey Tambor.
As iniciativas são encaradas como uma tentativa de fazer frente ao serviço rival de streaming Netflix, que, até pouco tempo, era o único a receber prêmios importantes por suas produções originais. No fim, é claro, o prestígio deve atrair mais consumidores.