O site de compras coletivas Groupon, que recentemente rejeitou uma oferta do Google no valor de 6 bilhões de dólares, prepara seu lançamento na bolsa em 2011, segundo informa nesta quinta-feira o jornal The New York Times. Nesta semana, a empresa anunciou a captação de 500 milhões de dólares em investimentos.
O Groupon oferece na web descontos em restaurantes, teatros, bares, salões de beleza, entradas de cinema e spas. Graças às negociações, a empresa teria condições de realizar sua oferta pública de ações em 2011.
Em dezembro, parte da imprensa noticiou que o gigante de buscas Google ofereceu 6 bilhões de dólares pelo Groupon. Contudo, a companhia decidiu rejeitar a oferta, assim como fez com o Yahoo no início do ano, que estava disposta a pagar 2 bilhões de dólares. Hoje, o site conta com mais de 20 milhões de adeptos e está presente em mais de trinta países – incluindo o Brasil, onde ficou conhecido como Clube Urbano.
Modelo de negócio – A lógica por trás dos sites de compras coletivas é relativamente simples: após acordo com a empresa que oferece um produto ou serviço, o clube anuncia o item em seu site com um desconto agressivo (em alguns casos, chega a 90%), reservando-se o direito a uma comissão sobre as vendas. Para que a transação se concretize, é necessário haver uma mobilização na rede, ou seja, um grande número de interessados no produto ou serviço. Em tese, todos saem ganhando ao final da operação: ganham os consumidores finais, que aproveitam a barganha, ganha o clube, que leva o seu quinhão, ganha o proprietário do produto ou serviço.
(Com agência EFE)