‘O Brasil é um país de muitas oportunidades no campo da tecnologia’, diz executivo do Moovit
O espanhol Alex Torres diz que o Brasil é o maior mercado do aplicativo de mobilidade urbana, com 6 milhões de usuários
O aplicativo de mobilidade urbana Moovit, criado pela startup israelense TranzMate em 2011, anunciou que chegou a 700 cidades mapeadas em 58 países. Segundo o espanhol Alex Torres, vice-presidente global de Marketing da empresa, “o Moovit tornou-se o aplicativo com mais mapas de transporte público do mundo”. Desde sua fundação, já arrecadou 81 milhões de dólares e a cada 24 horas uma nova cidade é adicionada ao aplicativo.
Torres é responsável pela parte de estratégia, parcerias e inovação tecnológica do Moovit – foi executivo de marketing do Google por nove anos – e diz ser um “verdadeiro amante do Brasil”. Não é para menos: o país é o maior mercado do aplicativo, com mais de 50 cidades mapeadas e 6 milhões de usuários, pouco mais de 21% do total de 28 milhões no mundo.
Apelidado de “Waze do transporte público”, o Moovit, disponível para iOS e Android, traça rotas de ônibus, metrô e trem, dá o tempo estimado do percurso contando trânsito e outros obstáculos, e o usuário consegue ver em tempo real a localização do transporte e que horas aproximadamente chegará no local escolhido. Os usuários têm importante papel na atualização e manutenção do aplicativo. Segundo os desenvolvedores, eles podem notificar alguma mudança em uma linha de ônibus, por exemplo, e até mesmo ajudar na construção e edição dos mapas das cidades. Torres, de 38 anos, conta mais detalhes sobre o crescimento do Moovit no Brasil e no mundo.
‘Waze’ para transporte público, Moovit contrata 1º executivo no Brasil
App de transporte público Moovit recebe investimento de US$ 50 milhões
No começo de 2014, o Moovit tinha 5 milhões de usuários, hoje tem 28 milhões. O que levou a esse crescimento? Nosso desenvolvimento e a aposta na contribuição dos nossos usuários. Abrimos o sistema de edição para quem queira ajudar a construir os mapas em suas cidades. É simples, mas essa é a verdadeira razão de termos alcançado a liderança no mercado de aplicativos de transporte público.
Como a empresa trabalha com as prefeituras das cidades? Temos parcerias sem custos com os governos, que se juntam aos órgãos responsáveis pelos transportes das cidades para nos fornecer informações como itinerários, número de paradas e os percursos das linhas de ônibus. Quando temos tudo isso pronto, o aplicativo é lançado e é sempre atualizado pelas autoridades locais e, claro, por nossos usuários.
Qual a razão do sucesso no Brasil? As pessoas dizem que o Brasil é um país pobre ou emergente. Eu gosto de dizer que o Brasil é um país de muitas oportunidades a serem exploradas, especialmente no campo da tecnologia. Os brasileiros estão conectados e são interessados por tecnologia em geral, o que tornou o Moovit um aplicativo muito atrativo.
O Moovit ajuda o transporte público? É muito complexo mudar o sistema de transporte em si. Na minha opinião fizemos mais que isso: mostramos às pessoas que usar transporte público não é tão ruim quanto pensam e ensinamos a usar o transporte público como um aliado para se mover mais rápido e mais facilmente. Outro item fascinante é que temos o aplicativo em mais de 30 idiomas. É incrível morar em São Francisco, como eu, e poder usar o transporte público no Brasil, por exemplo, sem nenhuma barreira da língua. Mudamos a experiência do usuário de transporte público.
Qual o diferencial do Moovit em relação a outros aplicativos de mobilidade urbana? Muitas pessoas confundem, mas o Moovit e o Waze não são concorrentes. Temos público e objetivos diferentes, o que não significa que um usuário do Moovit não possa usar o Waze e vice-versa. Temos até coisas em comum como a participação ativa do usuário no funcionamento do aplicativo. O usuário gosta de interagir e é altruísta, e somos muito abertos a isso, o que nos torna diferentes dos outros aplicativos.