Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mark Zuckerberg decreta: todo poder ao Messenger

CEO do Facebook anuncia recursos para o app de mensagens instantâneas. De quebra, abre nova guerra com o YouTube

Por Da Redação
25 mar 2015, 15h55

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quarta-feira na F8, conferência da empresa para desenvolvedores, em San Fracisco, que o Messenger, ferramenta de mensagens instantâneas da rede, vai ganhar uma série de aplicativos próprios nos próximos meses. O serviço agora tem status de plataforma aberta, incentivando desenvolvedores a criar recursos de interação, a exemplo de GIFs, animações e mensagens customizadas. “Acreditamos que com a ajuda de pessoas do mundo todo podemos melhorar o modo como nos comunicamos”, afirmou Zuckerberg. Segundo dados oficiais, hoje cerca de 600 milhões de pessoas utilizam o Messenger diariamente.

Na apresentação, o CEO afirmou que os apps para o Messenger estarão disponíveis para download nas lojas de aplicativos para Android, sistema operacional do Google, e do iOS, da Apple: depois de instalados, serão incorporados à plataforma automaticamente. Um dos exemplos apresentados é o app Giphy, uma biblioteca de GIFs pela qual o usuário pode buscar uma imagem sequencial que transmita o que está pensando.

Leia também:

Facebook testa conversão de arquivos de áudio em texto

Facebook impulsiona US$ 227 bilhões na economia mundial

Continua após a publicidade

Outra novidade em relação ao Messenger será a possibilidade de usuários se comunicar, pelo Messenger, com empresas que mantenham páginas no Facebook. Pela plataforma, poderão realizar chats e receber informações como recibos de compras e avisos de entrega, por exemplo.

“Queremos tratar as marcas como pessoas”, afirmou David Marcus, vice-presidente de produtos de mensagem da companhia. Essa possibilidade, segundo Marcus, deve trazer mais empresas para uma atuação mais direta e participativa no Facebook.

Os recursos mostram o constante empenho do Facebook em fortificar o Messenger. Na semana passada, a empresa anunciou que oferecerá dentro de alguns meses, nos Estados Unidos, um sistema para envio de dinheiro a amigos pela plataforma. De acordo com a rede social, os usuários cadastrarão seus cartões de débito e crédito uma vez e, nas transações seguintes, o pagamento poderá ser feito por meio de um ou dois cliques. O recurso funcionará tanto para desktops quanto para os aplicativos de Android e iOS.

O YouTube que se cuide – Em um anúncio rápido e aparentemente despretensioso, a diretora de plataforma do Facebook, Deborah Liu, afirmou que a partir dos próximos dias os usuários poderão embedar vídeos originalmente publicados na rede social em outros sites. Na prática, os vídeos públicos postados no Facebook poderão se espalhar pela internet a partir da plataforma – basta, para isso, colocar em outros sites um código de programação fornecido pela rede, como faz hoje o YouTube.

Continua após a publicidade

Na prática, é provável que a novidade afete diretamente o site de compartilhamento de vídeos. Isso porque, até hoje, os usuários publicavam seus vídeos no YouTube e depois os espalhavam pelo Facebook usando o código de programação. A partir de agora, não precisarão mais realizar a primeira etapa, a menos, é claro, que de fato queiram disseminar o vídeo no YouTube.

Em janeiro, o site de Zuckerberg anunciou que o Facebook já contabiliza três bilhões de visualizações de vídeos em seus domínios todos os dias. O YouTube, por sua vez, afirma apenas que mede “bilhões de visualizações diárias”, sem especificar o número exato. Tudo indica que a briga será de gigantes daqui para frente.

(Da Redação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.