Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Marcelo D2, a cara do game ‘Fifa 14’ no Brasil

Escolhido para ser o porta-voz do título, que chega ao país no dia 26 de setembro, rapper carioca é um antigo aficionado nos jogos eletrônicos

Por Renata Honorato
19 ago 2013, 07h30

O game de futebol Fifa 14 chega ao Brasil no dia 26 setembro. Além de trazer 19 clubes brasileiros (o Corinthians ficou de fora), o título terá mais uma vez o apresentador Tiago Leifert e o ex-jogador Caio Ribeiro como narrador e comentarista, respectivamente. Para completar o elenco de celebridades, a Electronic Arts contratou Marcelo D2 como porta-voz do título no Brasil – ou seja, D2 será “a cara” do game no país do futebol. Sua música Você Diz Que o Amor Não Dói está na trilha sonora do título.

Leia também:

Começa pré-venda do game ‘Fifa 14’: 199 reais

Os jogos mais vendidos para PlayStation 3, Xbox 360 e Wii no Brasil

A escolha de D2 não acontece à toa. Fã de Fifa desde 1993, quando o primeiro game de futebol foi licenciado, o rapper é um aficionado pelo gênero: “Sempre fui amante de videogame. Na correria do dia a dia, entre um show e outro, o Fifa foi um grande companheiro”, diz o músico. A experiência mais recente de D2 com o jogo ocorreu durante o festival Lollapalooza, em Chicago. “Nos dias livres, eu passeava durante manhãs e tardes. As noites eram hora de jogar.”

Continua após a publicidade

A nova versão do jogo traz importantes inovações. Além da evolução gráfica, perceptível até mesmo para quem não acompanha a franquia desde o início, Fifa 14 coloca vários jogadores virtuais na disputa de bolas. Exatamente como como acontece nas partidas reais. Gilliard Lopes, produtor da série, explica que o jogo realmente está mais realista. “A principal mudança é a forma como os jogadores se movimentam no campo. Cada passo é calculado e foi cuidadosamente simulado”, afirma. De acordo com o produtor, os movimentos estão precisos e os jogadores, mais parecidos tecnicamente com os atletas reais. “Basta ver Messi, o virtual, em ação”, afirma Lopes. O atacante do Barcelona, inclusive, estampa a capa do título em todo o mundo.

Alguns críticos defendam a tese de que muito realismo pode colocar em xeque o papel lúdico de um game. D2 discorda. “Acho esse realismo muito legal. O avô da minha mulher tem 90 anos e fica impressionado. Em vários momentos, ele acha que está rolando um jogo na TV, diz D2. O músico elogia particularmente os dribles na última versão de Fifa: “Fintar é muito mais prazeroso do que fazer gol.”

Os 19 clubes brasileiros confirmados na nova edição do título são os seguintes: Atlético-MG, Atlético Paranaense, Botafogo, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória. D2, contudo, prefere os times europeus. “Tenho escolhido o alemão Borussia Dortmund. Gosto também do Paris Saint-Germain. Evito Barcelona e Real Madrid, porque se tornaram escolhas óbvias: todo mundo quer jogar com eles”, diz.

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que D2 tem uma música na trilha sonora de Fifa. Em 2006, a canção Profissão MC entrou no jogo de futebol e a repercussão internacional surpreendeu o rapper. “Estava em turnê na Europa e fui fazer um show em uma cidadezinha no interior da França. Ao chegar lá, descobri um fã clube do Marcelo D2. Achei uma loucura e perguntei para o pessoal como tinham conhecido o meu trabalho. Foi através do Fifa“, conta.

Para o artista, os games também atuam como uma importante plataforma de distribuição musical. “Ter uma música na trilha de um jogo é mais importante para a banda do que para o próprio game. O título consegue fazer com que um artista seja conhecido no mundo inteiro”, diz. No caso da EA, uma equipe é responsável por “caçar” tendências mundo afora. Em Fifa, a capixaba Raphaella Lima faz o trabalho de seleção das canções, a partir de Los Angeles.

Fifa 14 ganhará versões para PlayStation 4 e Xbox One. “Os gráficos serão ainda melhores nas novas plataformas”, diz Gilliard Lopes. No jogo para a próxima geração, as torcidas reagirão ainda mais ao que acontece em campo. “As habilidades de cada jogador estarão incorporadas ao game e as reações serão diferentes a cada passe”, diz. Lopes afirma ainda que o modo on-line terá muitas inovações, já que nos novos consoles será muito mais fácil compartilhar conteúdo. A Electronic Arts ainda não divulgou quando Fifa 14 será lançado para os novos videogames. Especula-se, no entanto, que o título chegará às lojas no final deste ano ou no comecinho de 2014.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.