Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Máquina da Brastemp que prepara bebidas é criação de trainee

Ideia de Cecília Ribeiro, então com 24 anos, recebeu 2 milhões de dólares de investimento inicial e se tornou grande aposta da marca de eletrodomésticos

Por Renata Honorato
8 set 2014, 12h21

Selo PJI 2014
Selo PJI 2014 (VEJA)

Era uma vez uma jovem de 24 anos recém-formada na faculdade de administração de empresas que queria crescer (e muito) na carreira e ser o motor da inovação em seu trabalho. Essa história é verídica. A protagonista é Cecília Ribeiro. Saída da universidade, ela ingressou como trainee na Whirlpool, grupo do qual faz parte a Brastemp, fabricante de eletrodomésticos. Menos de um ano depois, um produto concebido por ela já havia sido abraçado pela empresa e, há duas semanas, foi apresentado ao mercado: trata-se da B.blend, máquina que usa cápsulas (nos moldes da cafeteira Nespresso) para preparar vários tipos de bebidas. O produto deve chegar às lojas até o fim do ano.

Leia também:

Brastemp vai lançar máquina com cápsulas para preparar vários tipos de bebida

Depois de levantar dados e estudar tendências no Brasil e no exterior, ela pediu apoio à companhia para a realização de um workshop. O objetivo do encontro era discutir novos modelos de negócio, e o apoio veio de uma área dedicada à inovação. Profissionais de várias áreas da companhia se envolveram no projeto.

Continua após a publicidade
Divulgação/Brastemp
Divulgação/Brastemp (VEJA)

“Nesse workshop, o projeto da B.blend começou a ganhar importância e a conquistar adesão interna”, diz Cecília. Ele foi, então, apresentado nas instâncias globais da Whirlpool e chegou a ser premiado na sede da companhia, nos Estados Unidos. Em 2011, a equipe da trainee começou a buscar parceiros tecnológicos para colocar a ideia de pé e fazer pesquisas junto a consumidores.

Finalmente, Fernando Yunes, diretor de novos negócios da Whirlpool Latin America, apresentou o projeto à presidência da companhia: eram apenas seis páginas de Power Point. Deu certo. “Menos de 15 minutos após o início da apresentação, o presidente nos perguntou quanto precisaríamos para tirar a ideia do papel. Respondemos que seria necessário montar uma equipe e contratar uma consultoria. O valor inicial: 2 milhões de dólares. Saímos da sala com o orçamento aprovado”, lembram Cecília e Yunes. A trainee virou gerente de marketing do produto.

Divulgação/Brastemp
Divulgação/Brastemp (VEJA)
Continua após a publicidade

Cecília e uma equipe de 30 pessoas passaram a trabalhar em tempo integral na ideia – a máquina que faz café, sucos, chás, energéticos etc. O desenvolvimento dos sabores aconteceu na Alemanha, para onde embarcou a ex-trainee. Seu objetivo era acompanhar de perto a produção das cápsulas, itens indispensáveis para o sucesso do projeto. “Foi como se um sonho se tornasse realidade”, diz.

O empenho de Cecília virou exemplo na companhia. “Ela acreditou em sua ideia. Por outro lado, esse caso mostrou a todos que existe espaço no grupo para pessoas criativas”, diz Yunes. O projeto, que extrapolou fronteiras geográficas, rendeu mais de 13 patentes para a empresa, que enxerga na B.blend uma oportunidade de criar uma nova categoria de produto, a exemplo do que a Nestlé fez com a Nespresso. “Nossa vantagem competitiva é sair na frente”, diz Cecília.

Se você também quer fazer a diferença, inscreva-se no Prêmio Jovens Inspiradores 2014. Promovido por VEJA.com em parceria com Companhia de Talentos, Abril Plug and Play e Chivas, o concurso vai identificar e encorajar estudantes ou recém-formados com idades entre 18 e 34 anos com espírito de liderança e comprometimento permanente com a busca da excelência. O objetivo maior é ajudar a preparar líderes capazes de desatar os nós dos setores público e privado que ainda impedem o Brasil de avançar. O concurso vai premiar dez finalistas com iPads e troféus; quatro grandes vencedores ganharão também bolsas de estudo no exterior e um ano de orientação profissional (“mentoring”). Nesta edição, haverá uma categoria adicional voltada a empreendedores com idades entre 25 e 34 anos: um prêmio de 100.000 reais será destinado ao projeto ou empresa do vencedor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.