iPhone mais barato deve intensificar guerra com Android
Se lançar smartphone mais barato, Apple deve se aventurar em novos segmentos do mercado, dominados por aparelhos com sistema do Google
Por James Della Valle
10 jan 2013, 09h45
A imprensa americana vem noticiando que a Apple estaria desenvolvendo uma versão mais barata de seu smartphone, o iPhone. Os novos modelos teriam como alvo principal os mercados emergentes, como o chinês. De acordo com o jornal americano Wall Street Journal, o lançamento do novo produto deve acontecer no segundo semestre deste ano. Caso se concretize, a estratégia deve auxiliar a Apple a disputar novos segmentos no mercado de smartphones, hoje dominado por aparelhos mais baratos que, em maioria, rodam com o sistema operacional Android, do Google. Essa é a avaliação de Fernando Belfort, analista líder de TI para a América Latina da consultoria Frost & Sullivan. Confira a seguir a entrevista com Belfort.
O que a Apple ganharia ao lançar um iPhone mais barato? Com um smartphone com preço mais competitivo, a empresa poderia disputar novas fatias de mercado. Trata-se do público que, em geral, não está disposto a investir muito em um smartphone ou não tem subsídio de sua operadora. Para empresas de capital aberto, é vital apresentar novas formas de monetizar as oportunidades emergentes. A Apple já tem lucros bilionários, mas seus acionistas estão sempre ansiosos por novas oportunidades de crescimento. Essa oportunidade se apresenta em países emergentes, principalmente na China. A sul-coreana Samsung tem uma estratégia para o segmento “premium” com seu Galaxy S, mas também disputas faixas inferiores com aparelhos com preços extremamente competitivos.
Essa estratégia poderia retirar dos aparelhos da Apple o status de “objeto de desejo” do consumidor? A empresa sempre teve uma estratégia de focar na qualidade de seus aparelhos, e não necessariamente no preço. Isso deve continuar. Porém, ela deve acrescentar a sua linha aparelhos com especificações técnicas limitadas.
iPhones mais baratos poderiam combater o avanço do Android? Esse novo modelo poderia ser uma estratégia para aumentar o número de usuários da plataforma iOS, da Apple. Por mais que as taxas de lucratividade de um aparelho mais barato sejam menores, existe uma enorme oportunidade em termos de novas receitas provenientes de gastos com a plataforma, como a venda de aplicativos, livros, filmes e outros produtos.
O lançamento do iPad mini foi um teste da nova estratégia da Apple? A empresa tem olhado muito atentamente para tendências de mercado. A tela do iPad diminui, enquanto a do iPhone aumentou. A empresa tem escutado seus consumidores e olhado de perto as movimentações da concorrência.
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