Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Facebook vai sofrer para bater Orkut no Brasil

Especialistas confirmam ascensão do site de Mark Zuckerberg, mas acreditam que serviço do Google manterá predomínio

Por Rafael Sbarai e Renata Honorato
26 nov 2010, 16h35

Em 2010, o Google introduziu 33 alterações no Orkut. Foi algo sem precedentes nos seis anos de vida da rede social de maior popularidade no Brasil. A intenção era clara: não perder um dos poucos territórios que o site ainda domina e manter seu público, que começa, de forma paulatina, a migrar para outras plataformas, como Facebook e Twitter. A própria rede social de Mark Zuckerberg já foi considerada por muitos analistas como o provável nome para derrubar a hegemonia do Orkut no país. Mero engano – por enquanto. Especialistas afirmam ao site de VEJA que, apesar do apoio cinematográfico de A Rede Social, que estreia na próxima sexta-feira, o Facebook não vai tirar o reinado do Orkut no país. Contudo, o processo de migração vai acontecer.

Leia também:

Por que o Facebook se tornou um gigante

“O lançamento do filme vai garantir novos usuários ao Facebook, mas ultrapassar o Orkut não será fácil. Para ganhar o gosto da população brasileira, é necessário mais exposição nos veículos de massa”, garante Eric Messa, coordenador do curso de comunicação e mídias sociais da FAAP. De fato. Tirar o Orkut da liderança na categoria é, no mínimo, uma das tarefas mais complicadas para Zuckerberg.

Continua após a publicidade

Segundo dados do instituto Nielsen Ibope, o Orkut alcançou 27,1 milhões de usuários únicos em outubro de 2009, enquanto o Facebook registrava 6,6 milhões. Um ano depois, a rede social de maior popularidade no mundo registrou crescimento de 133%, chegando à marca de 15,4 milhões de visitas únicas. No entanto, o Orkut manteve a dianteira, com 29,1 milhões.

“Em 2004, o Orkut chegou ao Brasil como uma grande novidade. É um caso único. E não será fácil repetir o mesmo sucesso com o Facebook”, afirma Raquel Recuero, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). No entanto, a pesquisadora reconhece que o Facebook deverá avançar ainda mais. “Por falta de inovação no Orkut, muitos usuários migraram para o Facebook. Mas sem apagar o perfil no Orkut”, diz.

O confronto entre os dois gigantes da web fica evidente, principalmente, no processo de renovação dos sites. Nos últimos meses, Facebook e Orkut vem travando uma batalha pela preferência do usuário que inclui copiar um ao outro. Os sites emulam modelos que, em algum momento, tiveram êxito e caíram no gosto dos cadastrados do oponente. Foi assim com o recente lançamento da ferramenta de grupos do Facebook; foi assim também com a valorização dos “aplicativos sociais”, como Colheita Feliz, no site do Google.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.