Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

‘Desafio do balde’ mobiliza 28 milhões de pessoas no Facebook

Segundo rede social, iniciativa de receber banho de água com gelo sobre a cabeça provocou o compartilhamento de mais de 2,4 milhões de vídeos

Por Da Redação
19 ago 2014, 17h09
Reprodução
Reprodução (VEJA)

O “desafio do balde de gelo” – campanha destinada às entidades ligadas à esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa para a qual não existe cura – mobilizou mais de 28 milhões de usuários do Facebook e provocou o compartilhamento de 2,4 milhões de vídeos relativos ao tema entre 1º de junho e 17 de agosto, informou a rede social nesta terça-feira. Para ajudar a propagar a iniciativa, os participantes precisam filmar o desafio por completo e convidar mais três amigos a realizar a façanha.

Leia também:

Por uma boa causa, Zuckerberg toma banho de água fria

Entenda a doença por trás do ‘desafio do balde de gelo’

Continua após a publicidade

De acordo com o Facebook, a iniciativa de receber um banho de água com gelo sobre a cabeça, que já contou com a participação de atletas, atrizes, modelos, cantores e executivos de tecnologia, já atingiu praticamente todos os países do mundo. O Brasil é a sexta nação que mais se engajou com a campanha por meio de postagens, comentários e uso do botão Curtir – a liderança é dos Estados Unidos, seguidos por Austrália e Nova Zelândia.

O “desafio do balde de gelo” foi iniciado pelo ex-jogador de beisebol Pete Frates, ativista da ONG ALS Association, em 31 de julho. No vídeo publicado em seu perfil no Facebook, Frates, que sofre de esclerose lateral amiotrófica, aparece movimentando a cabeça no ritmo da música Ice Ice Baby, do rapper americano Vanilla Ice. Ele marcou colegas na postagem, que foram convidados a doar dinheiro para a ONG em 24 horas ou teriam que jogar um balde de água com gelo sobre suas cabeças. A iniciativa ganhou adesão de seus colegas – e do mundo. Assista aos vídeos em que sete executivos de tecnologia que aceitaram o desafio da ALS:

Bill Gates, da Microsoft

Continua após a publicidade

O cofundador da Microsoft aparece tomando um banho de água fria em vídeo publicado no Facebook. Ao invés de virar o balde em sua própria cabeça, ele construiu uma engenhoca para fazer o serviço ao puxar uma corda.

Tim Cook, da Apple

O CEO da Apple aparece de chinelos para participar do desafio da ALS durante um show para funcionários realizado na sede da companhia, em Cupertino, na Califórnia.

Continua após a publicidade

https://youtube.com/watch?v=6TTpXKFBkjk

Mark Zuckerberg, do Facebook

O CEO do Facebook foi um dos primeiros a publicar um vídeo em seu perfil na rede social virando um balde de água sobre a própria cabeça.

Continua após a publicidade

Satya Nadella, da Microsoft

O novo CEO da Microsoft fez uma pausa em seu trabalho de reestruturação da gigante do software para ajudar a causa da ALS. A equipe vencedora de uma maratona de programação realizada no mesmo dia foi a responsável por derramar a água sobre o executivo.

Larry Page e Sergey Brin, do Google

Continua após a publicidade

Os fundadores do gigante das buscas também aceitaram tomar um banho de água fria em prol de uma boa causa. Durante um evento com funcionários da empresa, eles divertiram o público ao receber baldes de gelo sobre a cabeça.

https://youtube.com/watch?v=OW9lS1Kdmzo

Dick Costolo, do Twitter

Um dos fundadores e atual CEO do Twitter, Costolo virou um balde de gelo sobre a própria cabeça para cumprir o desafio da ASL. O vídeo foi publicado no Vine, serviço de compartilhamento de vídeos de até seis segundos.

https://youtube.com/watch?v=XNH4mTSqn-k

Sheryl Sandberg, do Facebook

A chefe de operações do Facebook se juntou a um grande grupo de funcionários da rede social para tomar um banho de água gelada nesta quinta-feira. O resultado pode ser visto no vídeo publicado pela executiva em seu perfil na rede social.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.