Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Campanha da Coca-Cola no Facebook cita filme pornô e sai do ar

Por Da Redação
19 jul 2010, 22h02

A Coca-Cola retirou do Facebook uma campanha para promover seu refrigerante Dr Pepper, após sofrer pressões de consumidores e usuários da internet. Nesse domingo, a empresa pediu desculpas pelo episódio.

A campanha se apoiava no uso de um aplicativo na rede social: em tom de gozação, o programinha colocava frases constrangedoras no perfil do Facebook dos usuários que o instalavam. Era para ser uma brincadeira. Mas, entre as frases publicadas pelo aplicativo, surgiu ao menos uma referência a um filme pornográfico. Curiosa sobre o texto em seu perfil, uma garota escocesa de apenas 14 anos fez uma busca no Google para descobrir de que se tratava.

A mãe sabia. E não gostou nem um pouco da brincadeira. Entrou em contato com o departamento de marketing da Coca-Cola pedindo providências e, de quebra, publicou um texto indignado a respeito em uma rede social voltada a pais.

A empresa cedeu. E, tentando se retratar, ofereceu à família escocesa três ingressos para uma sessão de teatro e um pernoite em Londres, na Inglaterra. “Não me serve para nada”, reclamou a mãe. “Afinal, nós moramos em Glasgow”, disse ao jornal britânico The Telegraph.

Continua após a publicidade

A Coca argumentou ainda que tudo não passou de um deslize. A frase ofensiva, referente ao filme pornográfico, fora aprovada para a campanha do Dr Pepper sem que se notasse seu real significado. “Assim que tomamos conhecimento disso, a tiramos do ar”, explicou um representante da empresa. “Nós também optamos por encerrar a promoção. Vamos tomar as medidas necessárias para que isso nunca mais aconteça.”

Mais de 160.000 usuários do Facebook chegaram a aderir ao aplicativo antes de sua retirada do ar. Além da referência ao filme pornográfico, outras frases do aplicativo diziam coisas como: “O que há de errado em fazer xixi no banho?”.

O filme pornográfico em questão é considerado tão vulgar que, em 2007, usuários do YouTube publicaram vídeos em que exibiam as próprias reações após assisti-lo pela primeira vez. Entre as reações, havia gritos e expressões de espanto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.