Apple é campeã de aparições em filmes de Hollywood
Entre 2001 e 2011, marca esteve presente em mais de um terço dos filmes que alcançaram primeiro lugar da bilheteria nos cinemas dos EUA
Entre 2001 e 2011, a marca Apple esteve presente em mais de um terço dos filmes que alcançaram o primeiro lugar da bilheteria nos cinemas dos Estados Unidos, segundo dados da empresa de marketing Brandchannel. Neste ano, a percentagem já chegou a 50%. “Nenhuma companhia teve o alcance da Apple na hora de expor seus produtos na tela”, afirmou Abram Sauer, analista da companhia. “Seus dispositivos são elementos capazes de definir um estilo de vida, e isso transforma a marca em objeto atraente para o cinema.”
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A companhia fundada por Steve Jobs está presente em sucessos como Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio, Planeta dos Macacos: A Origem, Transformers: O Lado Oculto da Lua e A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1, que será lançado em novembro.
O próprio chefe de marketing da companhia, Phil Schiller, admite que atingir Hollywood sempre foi uma das metas da empresa. “Queríamos ver nossos produtos usados por estrelas nos filmes e nas séries de TV”, disse Schiller, que acrescentou que mantém pessoas encarregadas de “facilitar” a aparição dos produtos da companhia nas telas. Ele não informou, contudo, o custo dessa operação.
Em Missão Impossível 4, por exemplo, a Apple ganhou mais de cinco minutos de exposição, uma publicidade que teria custado um investimento de 23,5 milhões de dólares, segundo a companhia de estatísticas Front Row Marketing Services. O dado é ainda mais significativo quando se leva em conta o fato de que a Samsung, principal rival da Apple hoje, foi patrocinadora oficial do filme.
“A aventura amorosa de Hollywood com a Apple passou por duas fases. A primeira foi com os filmes dos anos de 1980, como Short Circuit: O Incrível Robô, e o Mac original. Depois, no final da década de 1990, os iMacs começaram a aparecer muito: essa tendência acabou se repetindo com os Macbooks Pro prateados que estão nos filmes até hoje”, disse Sauer.
(Com agência EFE)