Android cresce e já roda em 40% dos tablets do mundo
Sistema iOS, da Apple, segue líder, mas perdeu mercado em 2011
Na manhã desta quinta-feira, a companhia de análise de mercado Strategic Analytics publicou dados que podem animar os desenvolvedores de aplicativos para a plataforma Android. No último trimestre de 2011, o sistema operacional para dispositivos móveis do Google atingiu a participação de 39% do mercado mundial de tablets, ante 29% do ano anterior. O iOS, da Apple, aparece em primeiro lugar, com 58% de participação – queda de 10% em relação ao mesmo período de 2010.
O crescimento é resultado do aumento do número de dispositivos fabricados com a plataforma. Dispensando pagamento de royalties, o Android pode ser utilizado por qualquer fabricante de tablets. Empresas asiáticas, por exemplo, utilizam a versão 2.2 do sistema para lançar dispositivos mais baratos, de até 100 dólares, cuja durabilidade, contudo, é duvidosa.
De acordo com Peter King, diretor de pesquisa da Strategic Analytics, a indústria de tablets vendeu cerca de 26,8 milhões de aparelhos no último trimestre de 2011, um crescimento de 150% em relação ao ano anterior. “Só a Apple foi responsável pela venda de 15,4 milhões de unidades”, diz.