16/09/2011 - 23:33
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Maternidade

Parto domiciliar: quando o risco não é necessário

A prática não é recomendada por conselhos de medicina, já que mulheres e crianças estão expostas a complicações que podem ser graves

Aretha Yarak
Parto domiciliar: desaconselhado por conselhos de medicina, o parto em casa pode trazer alguns riscos desnecessários à mulher e ao bebê

Parto domiciliar: desaconselhado por conselhos de medicina, o parto em casa pode trazer alguns riscos desnecessários à mulher e ao bebê (Thinkstock)

"Assumir riscos alegando uma medicina humanizada é uma involução. A medicina bem feita vai da relação entre médico, gestante e equipe envolvida. E é desse relacionamento que se dá a humanização do parto"

Silvana Maria Figueiredo Morandini, obstetra conselheira do Cremesp

O parto domiciliar já foi a opção mais segura para as mulheres. Na Europa de até meados do século 19, somente as mães muito pobres tinham filhos nos hospitais, bem diferentes dos que conhecemos hoje. Os médicos de então não conheciam conceitos — nem a importância — de procedimentos como a assepsia e era comum que manipulassem enfermos graves, cadáveres e logo depois realizassem um parto. A roupa de cama não era sequer trocada. Nessas condições, os índices de mortalidade em geral e também dos recém-nascidos eram altíssimos. Esse tempo, porém, pertence a um passado distante. Depois da revolução pela qual a medicina passou no século 20, hospitais tornaram-se lugares mais seguros e indicados não só para tratamento de doentes, como para o nascimento de crianças. É regra que, dadas as condições, não faz mais sentido realizar um parto dentro casa, sujeito a problemas com consequências potencialmente desastrosas que poderiam ser resolvidas em um hospital. Regra, no entanto, que algumas mulheres moradoras de grandes centros urbanos, com todas as condições de usufruir desses avanços da medicina, questionam e ignoram. Essas mulheres defendem o parto à moda antiga, dentro de casa.

O que a grande maioria dos especialistas argumentam é que, hoje, quando há complicações, médicos neonatais e obstetras têm instrumentos e procedimentos à mão para garantir a boa saúde de mãe e filho. "Mesmo se o parto domiciliar começa e caminha bem, uma intercorrência pode acontecer a qualquer minuto, nunca há 100% de garantia. Se acontecer algo com o bebê no último segundo do parto, ele precisará ser socorrido rapidamente", diz José Fernando Maia Vinagre, corregedor e coordenador da Comissão de Parto Normal do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas essas vantagens desaparecem se mãe e filho estão em casa, e principalmente, longe de um hospital. Em casos de emergência, a distância da casa da parturiente ao hospital pode ser decisiva para a vida de ambos. "Como há riscos envolvidos, que costumam ser baixos, mas iminentes, o CFM não dá aval a essa prática", diz Vinagre.

No Brasil, o parto domiciliar não é recomendado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), por causa do risco desnecessário à mulher e ao bebê. "Com toda a estrutura disponível, considero o parto em casa um retrocesso. A bandeira que precisa ser levantada é a da garantia de hospitais de ponta, cada vez mais preparados para atender à gestante", diz Vera Fonseca, da Comissão para o Parto Normal do CFM e secretária executiva adjunta da Febrasgo.

Publicada em novembro de 2004, a resolução nº 111 do Cremesp determina que o parto deve ser realizado em uma instituição hospitalar dotada de infraestrutura — o que naturalmente não costuma acontecer nos domicílios. Segundo Silvana Maria Figueiredo Morandini, obstetra conselheira do Cremesp, os médicos que desrespeitam a resolução do Conselho estão agindo de maneira antiética. "Assumir riscos alegando uma medicina humanizada é uma involução. A medicina bem feita vai da relação entre médico, gestante e equipe envolvida. E é desse relacionamento que se dá a humanização do parto", diz.

Dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam que em 2009 foram feitos quase dois milhões de partos pela rede pública. Desses, 65% foram partos naturais e apenas pouco mais de 30.000 foram feitos em casa – planejados ou não. De acordo com Eduardo Souza, obstetra e coordenador científico de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Luiz, o parto normal tem índices de complicação relativamente baixos. "As chances de complicar são de, em média, 1%. O problema é que uma vez que acontece uma complicação, mulher e criança estão expostas a riscos que podem ser graves", diz.

Riscos — Entre as complicações que podem ocorrer durante o parto normal, colocando a saúde da mulher em perigo, estão: retenção placentária, o que pode levar à hemorragia; ruptura uterina, que pode acontecer durante a gravidez ou logo em seguida ao parto; ruptura de colo; atonia uterina, quando o útero não se contrai de maneira regular, chegando a causar hemorragia; e laceração de partes frágeis do corpo, que podem levar a hematoma anal e na bexiga, por exemplo. Para o bebê, o risco principal é a falta de oxigenação, que pode causar problemas posteriores sérios como paralisia cerebral e outras complicações. Todas essas intercorrências podem ser contornadas a contento em hospitais e centros aparelhados, quando há a presença de profissionais capacitados.

Em um estudo publicado no American Journal of Obstetrics & Gynecology, conceituado periódico médico internacional, o obstetra Joseph Wax e equipe demonstraram que a taxa de mortalidade neonatal dos partos domiciliares é até três vezes maior que a dos realizados em hospitais. Em nota, o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia salienta os dados da pesquisa de Wax para reforçar sua posição em não recomendar o parto domiciliar – em função, mais uma vez, dos riscos.

Para as mulheres que decidem, ainda assim, dar à luz à moda antiga, o Colégio orienta: é necessário um pré-natal bem feito e com acompanhamento adequado, infraestrutura mínima, condições de transporte de urgência e preparo do profissional que vai acompanhar o parto, seja ele uma enfermeira ou um médico. No Brasil, a realização do parto normal pode também ser realizado por enfermeiros com especialização em obstetrícia, conforme previsto na lei nº 7498/1986 e regulamentado pela entidade de classe.

De acordo com Antônio Júlio de Sales Barbosa, obstetra do Hospital Santa Catarina, hoje já é possível que o parto seja feito de formas mais humanizadas dentro dos hospitais. Em alguns centros há salas preparadas especialmente para isso, com treinamento adequado da equipe e maior respeito às necessidades e vontades da gestante. "É ela quem escolhe a posição em que deseja dar à luz ou mesmo se quer ou não tomar anestesia no parto normal. Cada vez mais estamos nos preparando para que a mulher tenha voz ativa." 

O parto em casa vale a pena?

Conheça os argumentos das defensoras do parto domiciliar

«
»

Conforto

Em casa: Segundo as defensoras do parto domiciliar, existe maior conforto em se dar à luz em casa, onde o ambiente é familiar e é possível ter parentes ao redor.
 
No hospital: A presença de familiares também é permitida dentro dos hospitais, em número limitado. Em algumas instituições já existem quartos adaptados para o parto. Nesses lugares, a decoração é pensada para que o ambiente se assemelhe a um quarto domiciliar. “Antigamente a única opção era ir para uma sala cirúrgica, dessas que se vê na televisão. Mas hoje já existe o que chamamos de labor delivery room, uma sala própria onde ela fica do início do trabalho de parto até depois de dar à luz”, diz Antonio Julio de Sales Barbosa, obstetra do Hospital Santa Catarina.

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Carolina

É mais que evidente que essa matéria foi escrita por alguém extremamente parcial, e tal parcialidade pende para o sistema médico tradicional, visando expor apenas o ponto de vista de quem faz questão de cortar uma mulher ao meio para poder "fazer nascer" uma criança - fato esse que deve-se apenas à conveniência dos ditos pro(..)

27.03.2012

| Ler Mais

Ana Renata Coelho

Adoro esse tipo de artigo porque reforca mais ainda a minha vontade em ter o meu filho EM CASA!!! Faco as minhas palavras as de Moacir. Sou contra ao iantrocentrismo e precisamos humanizar nao so o parto, mas tudo! Leiam o livro Memorias do Homem de Vidro.

16.11.2011

Maria Flavia Scigliano

Onde estão esses hospitais que oferecem todos os beneficios que um parto domiciliar oferece?? Quero nomes!!!!!!

09.10.2011

Daniela

Falar que a Gisele Bunchen teve o parto em casa é fácil né, ela tem grana!!! Agora negar que o parto domiciliar pode ser perigoso é ridículo! Por favor, se o bebê que nasce tem insuficiência respiratória, o que se faz?? Se a mulher tem hemorragia, o que se faz? Sabe, negar assistência médica a uma mulher que pode precisar é(..)

04.10.2011

| Ler Mais

Fernanda

No dia que esses hospitais citados na matéria tiverem à disposição da população em geral, pode ser que a realidade dos partos no Brasil esteja começando a se modificar. Por enquanto, para ter a esperança (nem é garantia!) de um tratamento mais humanizado nos hospitais, só pagando e bem caro! Isso, quando você consegue chegar(..)

28.09.2011

| Ler Mais

Moacir Lago

tenho orgulho de dizer que meu bebê vai nascer EM CASA. não vamos fazer parte do gado manipulado por uma medicina do comodismo e da impessoalidade. a mulher precisa ser atuante no nasciemnto do filho, não uma embalagem para ser recortada e costurada. vivemos muito tempo sem precisar disso, o parto natural é um DIREITO que es(..)

28.09.2011

| Ler Mais

Bruna Mainer

Então vamos agendar cesáreas com 37 semanas, ou de acordo com o mapa astral que eu escolhi. Se parto domiciliar não fosse seguro NÃO EXISTIRIA HUMANIDADE, ORAS! As pessoas nasciam antes mesmo de inventarem os domicílios! Santa paciência!!!

27.09.2011

Gabriel Arruda

Pra mim parto domiciliar é coisa de mulher inconsequente capacho de macaco velho da família pra quer ter parir em casa se a chance do ou da pirralha bater as botas em muito maior do que no hospital ?

22.09.2011

Patricia

Viva a cesária! Pra que nos aproximarmos dos países de primeiro mundo que incentivam o parto em casa? O médicos precisam OPERAR! Quais hospitais disponibilizam esse quarto maravilhoso de parto? Decepcionante. Pobres mulheres induzidas a partos induzidos.

22.09.2011

Clara

Lendo isso eu decidí de vez fazer parto domiciliar! Obrigada VEJA por abrir meus olhos! Agora é só fugir do obstetra cesarista e procurar um bom de verdade. Vai ser difícil, mas vou achar um que respeita e entende de anatomia feminina e anatomia do parto. Vou me informar bastante nas listas de maternidade ativa e no grupo GA(..)

21.09.2011

| Ler Mais

Ana Carla

Quem conhece hospitais e sabe como grávidas e bebes são tratados (a materia fala da Holanda, né?), e querem fugir de cesariana "por falta de dilatação", fazem cada vez mais parto domiciliar. Parece que o interesse começa a pesar no bolso de operadoras??? Isso chama-se EMPODERAMENTO feminino!! O parto é nosso, não de médico. (..)

21.09.2011

| Ler Mais

Ana Fraga

PN na rede hospitalar? Induzido, amniotomia precoce, inexistência de partograma, posição litotômica, NPO, enema, tricotomia, MAP contínuo e sem acompanhante!Parto Normal na rede hospitalar é cesariana. A mulher não tem direito tão pouco de manifestar sua dor em um sussurro, pois é nomeada de "tigra". Um total desrespeito!

20.09.2011

Marianna

Prezados senhores, moro atualmente na Espanha. Sou antropóloga, professora de yoga com especialização em yoga pré-natal e doula formada pelo conhecido médico francês Michel Odent, grande defensor e propagador do parto domiciliar. Ao terminar de ler esta reportagem me vi obrigada a comentá-la tamanha minha surpresa pelo tom t(..)

20.09.2011

| Ler Mais

Lívia

desculpe tatiana,o médico não sabe fazer parto normal,quem sabe deve ser o enfermeiro ou enfermeira q sabe fazer,alias os enfermeiros também devem saber resolver as complicações do parto normal,inclusive as q precisão de intervenção cirúrgica! Digo isso pq imagino q quando vc se propõe a fazer determinado ato, vc também deve(..)

19.09.2011

| Ler Mais

Camila Brienze Martinetto

Interessante, foi a categoria médica que deu entrevista, sabe por quê? Porque essa categoria, a maioria não sabe fazer parto normal, não sabe fazer uma justificativa válida para cesária, o que dirá fazer um parto normal humanizado, o que eles fazem é parto vaginal, de normal não tem nada. Brasil infelizmente está em segundo (..)

19.09.2011

| Ler Mais

Hertz

Tive dois partos normais, um em São Paulo outro em Portugal, e a única coisa que afirmo, com convicção é que Portugal superou todas as minhas expectativas. Tudo foi 100% esplendido, lindo e respeitoso. Já não se pode dizer o mesmo do Hospital de São Paulo.

19.09.2011

Tatiana

Por que ninguém fala que, no Brasil, a mulher não tem escolha, que é induzida a optar pela cesárea (quando tem opção), que os médicos não sabem fazer parto normal (e eles não tem que fazer nada, quem faz é a mulher!), que o parto "normal" hospitalar é cheio de intervenções de rotina, que as maternidades são, em geral, bem di(..)

19.09.2011

| Ler Mais

Camilla

Países de primeiro mundo da Europa como a Holanda tem quase que sua totalidade de partos em domicílio, conduzidos por enfermeiras obstetras capacitadas e em gestantes de baixo risco, o resultado? baixíssimas taxas de morbidade e mortalidade materno-infantil. Em contrapartida o Brasil é campeão mundial em cirurgias cesariana(..)

19.09.2011

| Ler Mais

Juliana

Hospital no Brasil é para ser fazer cesárea. Se você quer ter a dignidade de ter um filho de parto normal, isso é ainda impossível no Brasil. Eu tive dois filhos de parto normal. Um nos EUA e outro em um hospital considerado humanizado no interior paulista. Tive que brigar durante todo o meu trabalho de parto para que os abs(..)

19.09.2011

| Ler Mais

Sheilla

Ninguem lembra de infecções hospitalares gravissimas nos tão famosos e perfeitos hospitais de hoje. Que mesmo em cirurgias necessarias, te deixam no hospital o minimo possivel pois os virus e bacterias do ambiente hospitalar são os mais resistentes. Ninguem cita que parto é natural sim, que pode e varias vezes acontece sem i(..)

19.09.2011

| Ler Mais

Luciana

não sou de corrente nenhuma, falarei como leitora e mulher: tenho uma amiga que é radicalmente a favor dos partos humanizados, vejo suas argumentações e debates. por um ponto é fato: os hospitais brasileiros não possuem em sua grande maioria estrutura para atendimento de seus pacientes quanto mais de parturientes. Contudo, l(..)

19.09.2011

| Ler Mais

michelle

QUASE IMPOSSIVEL TER UM PARTO NORMAL EM HOSPITAL PARTICULAR... só é assim se já chegar nascendo (palavra de enfermeira onde tive o meu), por isso cresce tanto o numero de partos domiciliares, pq toda mulher que QUER (observação no final) ter PN conhece essa verdade eu mesma cogitei a possibilidade de ter em casa, mais não fo(..)

19.09.2011

| Ler Mais

ana

É a moda Gis Bun.... só que ela tem grana para isso e devia ter uma UTI montada em casa para qq emergência.... Acorda mulherada!! Não é só a sua saúde q tá em risco!! Cada um tem o direito e a liberdade de escolher qdo trata apenas do seu ser individual, não qdo coloca outra vida inocente em jogo....

19.09.2011

DEYSE

POR MAIS Q O PARTO DOMICILIAR SEJA CONFORTAVEL, NAO TEM TODOS OS PROCEDIMENTOS Q TEM NO HOSPITAL,HA MAIS SEGURANÇA SE HOUVER ALGUM IMPREVISTO,MUITOS PROFISSIONAIS Q POSSAM AJUDAR.

19.09.2011

Mariana

Até que enfim uma matéria que informa sobre os riscos concretos de um parto domiciliar. Direito à escolha todos temos, desde que conscientes de que não é a forma mais segura. Normalmente, o que se publica é uma apologia a esse tipo de parto, sem qualquer menção ao fato de que há, sim, óbitos de bebês - e com probabilidade be(..)

19.09.2011

| Ler Mais

Simone

Não há como generalizar. Nesse país tão grande como comentou o Dr.André as condições são muito variadas inclusive as financeiras, sem falar na saúde pública precária de muitas cidades. Há cinco anos quando tive meu 1º filho minha bolsa rompeu e entrei em trabalho de parto, com fortes dores e sem um acompanhamento mais próxim(..)

19.09.2011

| Ler Mais

silvana rosso

A verdade é que muitos médicos nem sabem fazer o parto normal, os convênios priorizam a cesárea porque a é com hora marcada, e os hospitais idem, além de tratarem o parto como um serviço de hotelaria. Quando fui escolher a maternidade para ter minha filha, o que eles enfatizavam era justamente o kit shampu, a decoração, a TV(..)

19.09.2011

| Ler Mais

Ana Luiza

Parabéns à Veja pela excelente reportagem! Pena que só saiu on line. Sou obstetra e concordo plenamente com o que foi relatado. Não temos o direito de expor nossas pacientes a riscos desnecessários! Cabe ao médico orientar a paciente e garantir as melhores e mais seguras condições de nascimento.

19.09.2011

marcela feilhaber

Seria interessante se a reportagem falasse dos riscos de cesarea agendada, de bebes nascendo em hospitais com 38 (as vezes 37!) semanas de gestacao quando a mae ainda nem apresenta sinais de trabalho de parto. seria interessante que a reportagem contasse como muitas vezes mulheres entram no hospital querendo fazer um parto n(..)

19.09.2011

| Ler Mais

Ingrid Ariane

Sugiro a Veja fazer uma matéria intitulada "Cesárea Eletiva - Um Risco desnecessário", ou ainda "Por que o número de cesáreas em Hospitais com Delivery Room chega a 85%?". As mães que OPTAM por partos domiciliares são mulheres maduras, informadas dos benefícios e riscos de suas escolhas e estão sempre amparadas por uma equip(..)

19.09.2011

| Ler Mais

Rosangela Alves

Tenho a experiência de dois partos normais, sendo 1 hospitalar e outro domiciliar. A diferença entre os dois são gritantes pensando em saúde e bem estar para mamãe e bebê. No meu primeiro parto que foi hospitalar fui respeitada pela equipe que escolhi, mais tive que aceitar as “regras” do hospital com seus procedimentos desn(..)

18.09.2011

| Ler Mais

Danielle Barreto

Vou contar uma historinha sobre parto em rede pública: Minha tia, casada, dois filhos de parto normal, foi ter sua terceira filha. Ela, em todas as gestações, fez um procedimento chamado circlagem que consiste em “costurar” o colo do útero da gestante para evitar que o parto ocorra prematuramente, ela tinha um histórico de a(..)

18.09.2011

| Ler Mais

loryn

Na Alemanha o Parto é humanizado e domiciliar, por opção da Mulher. Uma coisa que não existe no Brasil é tratamento humanizado.

18.09.2011

Edson

Há muitos pontos de vistas nestes comentários. Porém a causa das altas taxas de cesarianas no Brasil não é só dos médicos, existem diversos outros motivos como por exemplo: desejo das gestantes, ansiedade dos familiares, os quais dificilmente aceitam as complicações que são inerentes a qualquer tipo de parto, mas que caso oc(..)

18.09.2011

| Ler Mais

Fernanda

ainda não sou Mãe, mas estou me preparando para isso. Por esse motivo procurei um obstetra que faz parto normal e deixa a mãe " tomar as decisões", o que me tranqüiliza, pois, sei que não vou ser "vitima" de uma cesariana desnecessária. Hoje em dia vejo os médicos ginecos/obstertras se esquivando da prática do parto normal e(..)

18.09.2011

| Ler Mais

Ana

"Se há falhas e deficiências na sua realização, que estas sejam corrigidas, mas não que se cancele o mesmo." Ninguém falou em cancelar o mesmo! A questão é que uma mulher sozinha não consegue qualquer tipo de negociação contra a estrutura hospitalar. Se ela não entrar no hospital, ela fará tudo do jeito que quiser. Essa é a(..)

18.09.2011

| Ler Mais

Renata

Os partos respondem por uma boa parte da receita dos hospitais - e pelas internações com menor riso -ou seja um negócio extremamente rentável - como sempre o que manda é o mercado. E este não vai abrir mão deste "filão".

18.09.2011

Ana Cris

A natureza sabe o que faz e realmente o atendimento nos hospitais é desumano. Mas é preciso ter muito critério ao contratar a equipe que vai acompanhar o parto em casa, não acham? Conheço um caso de uma conhecida em Curitiba-PR que pagou R$ 3.000,00 para duas "psicólogas" doulas e uma enfermeira obsteriz para ajudarem-na a r(..)

18.09.2011

| Ler Mais

Fabiana

Parei num comentario que pedia para a reportagem apurar o Lado B, em pais como Holanda. Concordo plenamente com isso, mas a pessoa falou que na Holanda tem indice baixissimo de mortalidade neonatil? É isso mesmo?Näo é isso que mstra o ultimo retrato do nascimento e paises da Europa, a Holanda tem uma das taxas mais altas d m(..)

18.09.2011

| Ler Mais

Mari

SOU A FAVOR DO PARTO NATURAL DOMICILIAR!!!! E A LIBERDADE DE ESCOLHA! Temos que poder escolher como vamos colocar nossos filhos no mundo! Ha a escolha por parte dos medicos e paciente de uma cesaria quase sempre desnecessaria... porque não podemos escolher ter nossos filhos em casa?

18.09.2011

André

É claro que o parto hospitalar é um avanço de saúde pública. Se há falhas e deficiências na sua realização, que estas sejam corrigidas, mas não que se cancele o mesmo. Parece que estamos voltando a polêmica da revolta da vacina, ocorrida há um século. Trabalhei como obstetra por quinze anos, dez dos quais fazendo plantão em (..)

18.09.2011

| Ler Mais

Regina

Desculpe Mariana. Mas não é tudo uma questão de pré-natal bem feito e muita informação. Nesse caso, é uma questão de dispor de muito dinheiro para realizar o parto em casa com segurança. Afinal, nem todas dispomos de recursos para ter dois médicos e um "mini hospital" à disposição em casa na hora do parto.

18.09.2011

suellen bertassi

concordo plenamente com o texto, tb acho super arriscado e de grande retrocesso parto domiciliar,jamais faria um, acredito que hoje em dia os hospital ou a maioria deles consiga dar a mamae o conforto e segurança que ela procura e tb dar td a assistencia caso alguma intercorrencia aconteça.

18.09.2011

Emanuela

O problema é que nem todos os hospitais são o que dizem ser e mesmo que sejam os médicos tem pressa em fazer os partos, temem receber processos, querem controlar tudo o que acontecem, não respeitam a lei de acompanhante, vários hospitais não aceitam as doulas ou mandam a gestante escolher entre a doula e o marido, se os médi(..)

18.09.2011

| Ler Mais

regiane

Porque antes de ir publicando alguma matéria, vcs editores não procuram saber o lado b da história!!!! o parto não é um evento de protagonismo médico e sim daquelas familias e daquelas mulheres que escolheram o melhor jeito de parir, sem intervenções desnecessárias, que fazem tão mal am parturiente e bebe....

18.09.2011

Tatiana

Tive minha filha num desses hospitais top em termos de infraestrutura, com luzinha no teto e tudo mais. Tive um pico de pressão alta na admissão (quadro inédito na minha vida), em função da extrema incompetência e desumanização com que fui recebida, obrigada a ficar deitada sem querer, enquanto o bebê era monitorado, com enf(..)

18.09.2011

| Ler Mais

Thalita

Com índices altíssimos de cesárea, beira o ridículo falar em risco de parto em casa. A verdade é que os médicos não abrem mão de ter o controle de tudo durante um evento em que eles deveriam ter pouca ou nenhuma participação, como é o caso do parto normal e/ou natural. Nem mesmo a necessidade de episiotomia é debatida com a (..)

18.09.2011

| Ler Mais

swelen

Infelizmente, estrutura em hospitais para um parto humanizado ainda é a exceção e não a regra no Brasil. Somente os hospitais mais conceituados possuem esse tipo de estrutura mostrada na matéria, e estes não são acessíveis à toda população, somente aos que têm maior poder aquisitivo. Também não disseram que os partos domicil(..)

18.09.2011

| Ler Mais

Rosário Bezerra

Eu tive as duas experiências. Um parto normal hospitalar em instituição privada e um parto domiciliar. Os maus tratos e desrespeito da equipe que separaram a minha filha saudável de mim, que me anestesiaram mesmo eu tendo recusado a oferta, que me trataram como uma doente rebelde e ainda deram leite artificial pra ela tomar (..)

18.09.2011

| Ler Mais

Cássia Truglio

Concordo plenamente, desde que o parto seja totalmente humanizado... Para isso é necessário empenho, dedicação e respeito da equipe que prestará assistência com a gestante, bebê e seus familiares... A enfermagem principalmente deve estar consciente de seu papel em fornecer o seu melhor nesse momento tão especial na vida da m(..)

18.09.2011

| Ler Mais

Ariane

Moro no Canadá, e os partos em casa aqui (e NORMAIS) são muito bem aceitos. É claro que os EUA (com seu American Journal of Obstetrics & Gynecology, conceituado periódico médico internacional...)também vão se posicionar contra partos domiciliares, afinal a MÁFIA da sáude lá precisa se manter viva... você vai, tem o seu bebê (..)

18.09.2011

| Ler Mais

Helena

Pelo que eu sei os estudos citados na matéria já foram contestados mundialmente... é uma pena achar que as mulheres que optam por parto domiciliar o fazem sem auxílio médico... cada vez tenho mais certeza de que os médicos querem mesmo é ganhar dinheiro, não se importam com as pessoas, não respeitam as parturientes... queria(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Daiana da Paixão

Estou psrtindo para meu 2º parto domiciliar, com toda a segurança e competencia dos profissionais que me auxiliaram no parto. Pessoas que realmente sabem respeitar a vontade da mulher, ouvi-la e auxilia-la nesse momento. Meu primeiro parto permitiiu que eu permanecesse com meu filho por mais de 1 hora e meia nos braços até o(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Tyhenna

Indiscutível que e uma promoção a industria da cesaria. Porém o jornalista que escreveu esta totalmente desenformado sobre as indicações e estatísticas do conselho americano. Sou brasileira, moro nos Estados Unidos e assim como a nossa querida Gisele e milhões de outras mulheres Pari minha filha em casa com toda estrutura e (..)

17.09.2011

| Ler Mais

Déborah Gérbera

Parto em casa não significa parto sem assistencia especializada. Hospitais não respeitam as necessidades da mulher durante o trabalho de parto; mulheres e bebês passam por procedimentos desnecessários, cesárias são feitas sem real necessidade, bebês são afastados da mãe, o tempo de trabalho de parto também não é respeitado, (..)

17.09.2011

| Ler Mais

Bernadette Bousada

A estagnação da mente humana cria a ignorância. A ignorância é truculenta pois não tem argumentos fundamentados. A gente tem medo daquilo que não conhece e o medo leva a atitudes extremas. A discussão não pode ser nesse nível. Cada um está falando em uma linguagem totalmente estranha ao outro. Precisamos sim, estudar mais, c(..)

17.09.2011

| Ler Mais

renata

Sugestões de matérias: "cesarea agendada por desejo do médico ou da paciente: quando o risco é desnecessario". "parto normal com intervenções em cascata: quando o risco é desnecessario" "hospitais e parto normal: quando os acompanhantes são barrados apesar da lei" "amamentação apos cesarea agendada: quando o bebê não mama na(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Renata Aléssio

Parto em casa é um comodismo de quem não tem compromisso com a saude materno-infantil... e cesarea marcada em função da agenda do médico, é comodismo de quem? Essa matéria, na verdade, traz a boa nova que muitas brasileiras esperam, minha gente! Eu não tinha sido informada, mas os hospitais brasileiros estão maravilhosamente(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Mariana

Eu tive meu filho em casa com dois médicos (obstetra e neonatologista) munidos de todos os principais aparelhos e todas as principais drogas pra maioria das intercorrências de um parto. Inclusive meu bebê precisou de oxigênio e tudo foi feito com toda competência. Além disso, eu poderia ter tido uma ambulância-UTI (que tem t(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Marilia Mercer

Quando vocês pararem de fazer cesareas por conveniência e realmente humanizarem os partos dentro dos hospitais, aí sim podemos conversar. Aí sim...

17.09.2011

Valeria

Depois dessa materia, não tneho mais dúvidas. Terei meu filho em CASA!

17.09.2011

Midori

Aprofudam os estudos por favor.

17.09.2011

Aramasi Paim

Vejo que estao analisando apenas os pontos negativos do parto em casa. Quando o conselho de medicina alega que isso [e um risco, e um retrocesso, é porque estao com medo de perder o seu espaço, sao egoistas... Eu como uma futura enfermeria, sou a favor sim do parto em casa, a mulher precisa se sentir bem, e se quiser fazer u(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Aramasi Paim

Vejo que estao analisando apenas os pontos negativos do parto em casa. Quando o conselho de medicina alega que isso [e um risco, e um retrocesso, é porque estao com medo de perder o seu espaço, sao egoistas... Eu como uma futura enfermeria, sou a favor sim do parto em casa, a mulher precisa se sentir bem, e se quiser fazer u(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Bernadette Bousada

Realmente poderíamos ter partos intra hospitalares de forma humanizada se tivéssemos políticas de saúde adequadas no País. O custo de uma parto hospitalar humanizado nas "grandes cidades", como cita a matéria, torna-se inviável para a maioria dos casais. E o parto em instituição pública é repleto de violência institucional, (..)

17.09.2011

| Ler Mais

roberta

Eu concordo plenamente, mais há muitas mulheres que discordam e algumas até se acham mais mães pq tiveram os filhos em casa. Eu acho que o mais importante é a saúde de mãe e filho e o amor que essa mãe dará p/ filho. A mulher não pode ser julgada pelo tipo de parto.

17.09.2011

Diana

Não acredito que li essa matéria! A maioria dos hospitais não são humanizados e tratam a parturiente como um pedaço de carne que eles podem fazer o que quiser... Não pari em casa pq não tinha condições de pagar toda a assistência necessária, fui para um hospital, fizeram intervenções e ainda acabaram fazendo cesárea, porque (..)

17.09.2011

| Ler Mais

Raphael Câmara Medeiros Parente

O parto domiciliar é um risco e uma irresponsabilidade sem paralelo no atual momento da medicina. Várias intercorrências, mesmo raras, podem ocorrer e caso não se esteja num hospital podem vir a óbito mãe e filho em questão de minutos. É um modismo fomentado por pessoas que não têm como objetivo primaz o bem-estar do binômio(..)

17.09.2011

| Ler Mais

doralice

Ao Conselho Federal de Medicina - é ético um obstetra fazer 80, 90, 100% de cesarianas? isso é seguro para a mulher e o bebê? bebês prematuros retirados antes da hora certa de nascer? mortes de mulheres e bebês após cesariana desnecessária não deveria ser uma preocupação do conselho federal de medicina? por que não falam sob(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Thais Stella

Matéria tendenciosa e repleta de mentiras. 1- “A presença de familiares também é permitida dentro dos hospitais, em número limitado.” MENTIRA. Só as gestantes sabem da guerra que tem que enfrentar quando o assunto é garantir o direito ao acompanhante. Desde proibição pura a simples até a cobrança de taxas abusivas para que (..)

17.09.2011

| Ler Mais

Cariny

Chega a ser engraçado o termo "para que o obstetra consiga trabalhar"! Quem trabalha num parto natural é a gestante e o bebê, não o médico. Ele apenas é a reserva de segurança do procedimento. É esse exatamente o grande problema da obstetrícia: achar que eles é que 'fazem' o parto... a intervenção é irresistível para a maior(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Renata Aléssio

Pena que a revista não se deu ao trabalho de ler os inumeros artigos sobre parto domiciliar que existem e que contradizem inclusive o dito trabalho do Dr. Wax. Deixo aqui a indicação da leitura para quem quiser informação de qualidade, mostrando que ha' graves erros na metanalise em questão: Michal et al (2011) in Medscape O(..)

17.09.2011

| Ler Mais

Marla Stern

Ai Veja, não esperava nada diferente, principalmente depois que tentaram entrar em contato com quem teve um PD e simplesmente sumiram quando perguntavam sobre o conteúdo da matéria... lamentável! Aguardando quando vocês vão fazer uma matéria alertando para os riscos da cesárea eletiva que apesar de arriscar a vida de mãe e b(..)

17.09.2011

| Ler Mais

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados