18/12/2010 - 10:16
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Moderador de apetite pode ter causado 2 mil mortes na França

Medicamento Mediator, desenvolvida para diabéticos, já foi consumida por 300 mil pessoas

Um medicamento utilizado para tratamento de pacientes com diabetes pode ter causado até duas mil mortes na França. Pelo menos 500 óbitos já são reconhecidos pelas autoridades de saúde do país. A substância Mediator, um moderador de apetite, de acordo com uma reportagem publicada neste sábado pelo jornal Le Figaro, é estudado e apontado como causador de mortes desde 1998, mas a comercialização e as indicações médicas foram mantidas até novembro de 2009.

Segundo publica o Fígaro, um relatório assinado por três médicos à Agência Nacional de Medicamento (ANF), em 1998, alertava para os riscos de morte decorrentes do uso do Mediator. Os médicos pediam, na época, ao presidente da ANF, Jean-René Brunetiere, uma avaliação cuidadosa dos efeitos do produto e de sua livre prescrição.

O alerta dos médicos, à época, considerava uma comparação do Mediator com o Isoméride, outro produto de características similares e que foi retirado do mercado em todo o mundo em 1997, devido aos efeitos que causava nos pacientes, entre eles hipertensão arterial pulmonar e problemas cardíacos.

A Segurança Social reconheceu no mês passado que o Mediator foi responsável pela morte de pelo menos 500 pacientes. O Le Fígaro informou, no entanto, que a substância é investigada como causa provável de um número bem maior de falecimentos.

Apesar de ter sido desenvolvido para uso por pacientes diabéticos, o Mediator rapidamente passou a ser prescrito também para pessoas com problemas de excesso de peso e altas taxas de gordura no sangue. E em uma época em que proliferam – muitas vezes sem controle – os tratamentos para emagrecer, o uso se alastrou, atingindo uma população estimada de mais de 300 mil usuários.

  Tags

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

ivina

nao comprei do moderador pois minha encomneda nao chegou e golpe ....

21.09.2011

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados