Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O campeão de audiência: o reality show do vazamento no Golfo do México

Por The New York Times
27 Maio 2010, 20h32

Esqueça American Idol. O que prendeu as pessoas diante da tela na quarta-feira foi o reality show na internet da British Petroleum (BP): o vídeo transmitido ao vivo do vazamento de óleo do solo submarino do Golfo do México. O episódio Top Kill (o grande matador, em tradução literal) oferecia até um final emocionante: pode demorar alguns dias antes de os espectadores saberem se o último esforço para conter o vazamento foi bem sucedido.

“BP oil spill live feed” (algo como o vazamento de óleo da BP ao vivo) saltou para perto do topo da lista de tópicos mais procurados do Google na tarde de quarta-feira (“top kill vídeo” e “oil spill top kill” também estavam na lista). O vídeo com o jorro abundante marrom ondulando sobre um fundo azul profundo da água é popular desde que foi postado pela primeira vez, no dia 18 de maio. A BP afirmou que mais de 300 mil o viram apenas na terça-feira.

Um porta-voz do deputado americano Edward Markey anunciou na quinta-feira que a transmissão ao vivo vai continuar enquanto durarem os esforços para interromper o jorro permanente de milhares de litros de óleo. O aumento do interesse pelo vazamento veio depois que a BP anunciou, na terça-feira, que permaneceria transmitindo ao vivo seus esforços para interromper o fluxo.

A empresa cogitou parar a transmissão, mas decidiu que o show deve continuar. “Eles perceberam que a solução do vazamento afeta o povo americano”, disse Eban Burnham-Snyder, porta-voz do congressista Markey. “O vazamento agora é público e por isso a solução deve se tornar pública também.”

Markey pediu à BP que ofereça todos os ângulos possíveis ao passo que a companhia continua mostrando um ponto de vista por vez, enquanto as tentativas de conter o óleo continuam, incluindo a tubulação de lama usada para prevenir novos vazamentos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.