Oceania

Terremoto de 8 graus provoca alerta de tsunami no Pacífico

Epicentro aconteceu nas Ilhas Salomão, a uma profundidade de 28 quilômetros

Arquipélagos da região estão em alerta após o terremoto de 8 graus nas Ilhas Salomão

Arquipélagos da região estão em alerta após o terremoto de 8 graus nas Ilhas Salomão (Reprodução / Google Maps/VEJA)

Um forte terremoto de 8 graus na escala Richter atingiu a costa das Ilhas Salomão nesta quarta-feira provocando um alerta de tsunami em todo o Pacífico Sul. O epicentro do tremor aconteceu em alto-mar, perto das pequenas ilhas Santa Cruz. A princípio, o Centro Geológico dos EUA havia anunciado que o sismo ocorreu a uma profundida de 5,7 quilômetros, informação que foi retificada para 28,7 km mais tarde. 

Leia também: Especialista tira dúvidas sobre os tremores de terra

O Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alarme para as Ilhas Salomão, Vanatu, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Fiji, Kiribati, além de outros arquipélagos da região. O boletim ainda colocou as costas da Austrália e da Nova Zelândia em vigilância. As primeiras leituras do nível do mar realizadas pelo centro indicam que o terremoto gerou ondas de até um metro.

O tremor principal foi seguido por diversos reflexos menores, o maior deles atingindo 6,4 graus de magnitude. Por enquanto, não há informações sobre vítimas ou danos.

Histórico - As Ilhas Salomão estão no "Anel de Fogo", uma zona de intensa atividade vulcânica e tectônica no Oceano Pacífico. Em 2007, um tsunami ocorrido após um terremoto de 8.1 graus matou pelo menos 52 pessoas e deixou milhares de desabrigados no arquipélago.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados