Futebol

Itália: jogador sofre parada cardíaca no campo e morre

Piermario Morosini era meia, foi das categorias de base da seleção italiana e defendia o Livorno, da segunda divisão. Neste sábado, sofreu um mal súbito

A morte de Morosini: cartola disse que carro bloqueou entrada da ambulância

A morte de Morosini: cartola disse que carro bloqueou entrada da ambulância (Pieranunzi Luciano/AFP)

"Morosini caiu, tentou levantar, mas caiu de novo. Foi nosso massagista quem percebeu o drama", relatou dirigente

Um jogador italiano de apenas 25 anos morreu neste sábado, ao sofrer uma parada cardíaca durante uma partida do campeonato nacional da segunda divisão. Piermario Morosini era meio-campista, defendia o Livorno e tinha passado por quase todas as seleções de base da Itália. De acordo com o clube, o jogador morreu no Hospital Civil Santo Spirito, na cidade de Pescara, para onde foi ele levado de ambulância após a parada cardíaca sofrida aos 31 minutos da partida entre o Livorno e o Pescara. 

No momento do mal súbito, Morosini estava distante da bola, e caiu sozinho no gramado perto da área de sua equipe. O meia foi socorrido imediatamente pelos médicos que estavam a postos no Estádio Adriático de Pescara, que fizeram massagem cardíaca com desfibrilador e, posteriormente, o levaram de ambulância ao hospital. Na emergência da unidade de saúde de Pescara, o jovem foi colocado em coma induzido para receber estimulação externa, mas morreu poucos minutos depois. Com a notícia da morte do atleta, todas as partidas na Itália foram canceladas.

Leia também: Depois de "milagre", Muamba, do Bolton, se recupera na Inglaterra

A tragédia provocou grande impacto entre os companheiros de equipe do meia e fez o jogo ser suspenso (o Livorno vencia por 2 a 0). "Morosini caiu, tentou levantar, mas caiu de novo. Foi nosso massagista quem percebeu o drama", disse o executivo-chefe do Pescara, Danilo Iannascoli, em declarações ao canal de TV italiano Sky. O dirigente do time local explicou que a ambulância demorou alguns minutos para chegar ao campo porque a entrada estava sendo obstruída por um carro. Morosini jogou o Campeonato Europeu Sub-21 em 2009 e estava emprestado pela Udinese.

Mortes no gramado

Os casos mais famosos de jogadores de futebol que sofreram problemas cardíacos

1 de 6

Serginho

O caso mais lembrado pelos brasileiros é o do ex-jogador do São Caetano, Serginho. O ex-zagueiro passou mal em campo numa partida contra o São Paulo, em 2004. Chegou ao hospital vivo, mas morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

(Com agência EFE)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados