Vogue faz capa com os bregas Kim Kardashian e Kanye West. Showbusiness é isso aí
A temida editora Anna Wintour nunca foi mais calculista ao escolher o casal para ilustrar a edição de abril
A revista Vogue publicada nos Estados Unidos, sob as ordens da temida Anna Wintour, é a mais influente publicação de moda do mundo. Suas capas são a epitome do belo e do chic, e quando causam algum estranhamento, é para endossar as invenções de estilistas e outros “profissionais da beleza” que em breve definirão tendência. Mas não em sua nova edição. Em abril, a revista adotou outra estratégia e estampou em sua capa o casal Kim Kardashian e Kanye West – ela integrantes do ‘lado B’ de Hollywood, ele um rapper do primeiro time, ambos execrados quando o assunto é estilo.
A reação nas redes sociais foi imediata, e pode ser resumida no tuíte da atriz Sarah Michelle Gellar, que anunciou, indignada, que cancelaria sua assinatura. Surgiram também teorias conspiratórias, indagando qual teria sido a arma usada para forçar Anna Wintour a satisfazer o desejo há muito tempo propalado por Kim Kardashian de estampar a capa da Vogue.
Em 2013, Kim alardeou de tal forma o seu sonho nas redes sociais que as publicações de fofoca se esbaldaram por meses. “Fontes próximas” de Anna Wintour – nas palavras dos fofoqueiros – asseguravam que apenas “sobre o cadáver” da poderosa editora a exuberante Kim alcançaria o seu propósito. A aversão de Anna era tanta que ela teria barrado diversas vezes a entrada da estrela do canal E! no baile do Met (o museu Metropolitan, em Nova York), considerado o Oscar do mundo fashion. Só no ano em que Kanye West se apresentou ela teria recebido passe livre – como acompanhante.
Não é preciso recorrer a teorias da conspiração. Em sua carta ao leitor da edição de abril, Anna Wintour explicou sua decisão. “Parte do prazer de editar a ‘Vogue’ é poder anunciar quem define a cultura em qualquer momento, quem tira as certezas do lugar e cuja presença no mundo define a forma como o vemos”, diz ela no texto. “Eles são charmosos e carismáticos e foi inteiramente nossa ideia colocá-los na capa.” Se Kim e Kanye “definem a cultura” pode-se até discutir. Mas não há por que duvidar que colocá-los na capa foi um lance calculadíssimo – “inteiramente ideia de Anna – com o exato objetivo de chocar (uma das mais antigas estratégias do mundo da moda).
Deu resultado. Além de toda a falação nas redes sociais, já surgiu o primeiro meme a partir da capa. O ator James Franco e o comediante Seth Roge, que já haviam provocado Kim e Kanye em paródia do videoclipe Bound 2, publicaram uma tosca montagem na internet, como se fossem o casal de noivos.
Showbusiness é isso aí.