'Mona Lisa' jovem foi pintada por Da Vinci, diz fundação

Obra será apresentada nesta quinta-feira. Quadro mostra a modelo de Leonardo da Vinci dez anos mais jovem

- Atualizado em

Versão mais jovem de Mona Lisa é apresentada pela Fundação Mona Lisa, na Suíça
Versão mais jovem de Monalisa é apresentada pela Fundação Mona Lisa, na Suíça(Denis Balisouse/Reuters/VEJA)

Uma versão da Mona Lisa mais jovem, atribuída também a Leonardo da Vinci, será apresentada em Genebra na quinta-feira. A Fundação Mona Lisa, com sede na Suíça, que organiza o evento, informou nesta quarta-feira que uma pesquisa realizada ao longo de três décadas indica que a obra é um retrato anterior feito pelo gênio italiano. Parte da crítica, porém, se mostra cética em relação à autoria do quadro - que nada tem a ver com a versão supostamente pintada por um discípulo de Da Vinci, encontrada recentemente pelo Museu do Prado, na Espanha.

LEIA TAMBÉM:

LEIA TAMBÉM: Museu do Prado anuncia descoberta de cópia da Monalisa

Entre os especialistas que apoiam, ainda que com cautela, a tese das "duas versões" -- que, se confirmada, será uma grande sensação no mundo da arte -- estão o crítico italiano Alessandro Vezzosi, integrante da fundação, e historiador italiano Carlo Pedretti, da Universidade da Califórnia. Já o professor Martin Kemp, de Oxford, afirmou ao jornal The Guardian que considera pouco provável que o autor da pintura seja Da Vinci. Ele destaca que a pintura suíça foi feita sobre tela e não sobre madeira, o meio preferido do mestre italiano.

A Mona Lisa é também chamada de La Gioconda ou La Joconde, em homenagem à Lisa Gherardini, mulher do nobre italiano Francesco Del Giacondo. Foi Del Giacondo, no século XVI, que encomendou a Da Vinci um retrato dela. O pintor, porém, nunca entregou a obra.

Versão mais jovem de 'Monalisa' (à esquerda) é apresentada pela Fundação Mona Lisa, na Suíça
Versão mais jovem de 'Monalisa' (à esquerda) é apresentada pela Fundação Mona Lisa, na Suíça(Denis Balisouse/Reuters e Divulgação/Museu do Louvre/VEJA)

(Com Agência Reuters)

TAGs:
Artes Plásticas
Leonardo da Vinci
Louvre
Museu