Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Legião de fãs se rende ao poder dos Sete Reinos

Lançada há apenas sete meses no Brasil, a saga criada pelo americano George R. R. Martin já reúne levas de aficionados no país

Por Aretha Yarak
6 Maio 2011, 23h41

“Não existia livro voltado especificamente para o público adulto. Esse foi um grande acerto de Martin, ele preencheu a lacuna ao escrever um livro voltado para adultos”

Mariana Rolier, editora executiva do Grupo Leya

Três dias inteiros dentro de um caminhão no meio de um canteiro de obras. Foi assim, driblando a jornada de trabalho pesada, que o engenheiro de obras Samir Libos, de 30 anos, conseguiu mergulhar de uma só vez nas 656 páginas de A Fúria dos Reis (Leya, tradução Jorge Candeias, 656 págs., R$ 49,90), segundo volume da coleção As Crônicas de Gelo e Fogo, do americano George R. R. Martin. O fascínio de Libos é característico de um público dado a gastar tempo e dinheiro na adoração de séries como O Senhor dos Anéis e Guerra nas Estrelas.

Continua após a publicidade

Sucesso de vendas no exterior, os quatro volumes de As Crônicas de Gelo e Fogo – o primeiro lançando em 1996 – já venderam juntos mais de 15 milhões de exemplares no mundo. Há apenas sete meses no Brasil, a saga trilha o mesmo caminho e vem abocanhando um número cada vez maior de fanáticos – 70.000 exemplares vendidos. A procura foi tamanha que o primeiro volume já está em sua quinta edição. De acordo com especialistas ouvidos por VEJA, o sucesso da saga de Martin está calcado em dois fatores principais: primeiro, nos traços humanistas dos personagens, que são movidos por interesses concretos. Segundo, no vácuo existente do mercado editorial. Para Mariana Rolier, editora executiva do Grupo Leya e responsável por trazer a coleção para o Brasil, hoje, o adulto que foi um jovem apaixonado por literatura fantástica dificilmente encontra o que ler. “Não existia livro voltado especificamente para esse público, que acabava lendo os que foram escritos para os jovem. Esse foi um grande acerto de Martin, ele preencheu a lacuna ao escrever um livro para adultos”, diz.

O fascínio desse nicho, formado por adultos com idades entre 20 e 50 anos, vem se consolidando dentro dos fóruns de discussão na internet, em podcasts e em reuniões “nerds”, como grupos de RPG, encontros para partidas de videogame e de jogos de tabuleiro. Esse marketing de guerrilha acontece espontaneamente e sem interferência das editoras por um motivo bastante simples: para esse público, o boca-a-boca é fundamental. “Eles confiam muito mais no que o grupo de amigos, que tem os mesmos gostos e as mesmas referências, está lendo, do que o que aparece em comerciais, por exemplo”, diz Mariana.

O novo seriado da HBO baseado nos livros, Game of Thrones, que estreou domingo (dia 8) no Brasil, é um dos principais catalisadores do sucesso das obras de Martin. Prova disso é a nova leva de admiradores da série que ainda patina entre comprar o livro ou acompanhar a história apenas pela televisão. O designer gráfico Bruno P. Albuquerque, de 28 anos, é um deles. Mesmo depois de assistir aos primeiros episódios, ele ainda não encontrou fôlego para embarcar na leitura dos livros. “Mas o seriado, com certeza, é sensacional. Finalmente algo que me fez voltar a gostar de fantasia medieval”, diz .

Continua após a publicidade

Rotina de fã – Para os já aficionados pelo universo de Westeros (continente fictício onde se desenvolve a história), manter a rotina com horário de sono e de trabalho é quase irrelevante. Assim como o catarinense Samir Libos, que praticamente perdeu três dias de trabalho para ler A Fúria dos Reis no horário em que deveria estar supervisionando algumas obras, centenas de fãs se prendem à leitura dos livros de Martin de tal forma que tendem a esquecer de outros compromissos.

É o caso do doutorando em sociologia política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Daniel Lopes Bretas, de 28 anos, que leu os quatros primeiros livros (todos em inglês) em um mês. Para isso, ele precisou passar noites a fio e desordenar seu horário biológico. “Eu não cheguei a esquecer de comer, mas esqueci de comprar coisas para fazer comida porque perdia a noção da hora”, diz. Apaixonada por livros com desenlaces narrativos inesperados, a administradora de empresas Eliane Zanrosso, de 34 anos, abriu mão de horas de sono para acompanhar as reviravoltas da saga. “Martin nos dá aquilo que a gente não espera. Quando eu iria imaginar que ele mataria um personagem tão importante já no primeiro livro?”, diz.

Dez razões pelas quais ‘A Guerra dos Tronos’ é (muito) melhor do que ‘O Senhor dos Anéis’

Continua após a publicidade

‘Game of Thrones’: A fantasia para adultos na TV brasileira

Continua após a publicidade

O inverno está chegando na HBO

Leia os primeiros capítulos dos livros A Guerra dos Tronos e Fúria dos Reis

Continua após a publicidade

Terceiro livro da série Crônicas de Gelo e Fogo, ‘Tormenta de Espadas’, será lançado em setembro

‘Game of Thrones’ Ganha 2ª Temporada

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.