Para os professores, prova foi bem elaborada e criativa
Mestres do curso Anglo avaliam o segundo dia de provas da Unicamp
Na avaliação dos professores do curso Anglo, o segundo dia de provas do vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi criativo, bem elaborado e com tempo justo. Nesta segunda-feira, os 15.000 candidatos presentes responderam a 24 questões de ciências humanas e inglês.
Confira a prova aplicada nesta segunda-feira
“As questões de história conseguiram abranger os conteúdos mais importantes do ensino médio”, afirma José Carlos Pires de Moura, supervisor de história do Anglo. “A avaliação geral é de que a prova foi bem formulada e não trouxe surpresas”, acrescenta Moura.
Patrícia Senne, supervisora de inglês, tem opinião semelhante. “A prova foi diversifica e apresentou aos alunos diversos tipos de texto. O candidato deveria dominar vocabulário e gramática, mas acima de tudo interpretação de texto”, pontua a especialista. “Apesar de trabalhosa, acredito que não tenha faltado tempo.”
Na área de geografia, a avaliação não é diferente. “A prova foi extremamente bem elaborada”, afirma Reinaldo Scalzaretto, supervisor de geografia. “Foi exigido do aluno certo nível de aprofundamento. Quem apresentou conhecimento superficial, certamente tropeçou.”
Confira abaixo o cometário dos professores:
José Carlos Pires de Moura, supervisor de História do Anglo
“A avaliação geral é de que a prova foi bem formulada e não trouxe surpresas. As questões destinadas a disciplina de história abordaram temas pertinentes e com subdivisões ‘a’ e ‘b’ foi possível abranger o conteúdo do ensino médio. Apareceram duas questões que pareciam tratar de história. No entanto, elas eram ligadas à sociologia.”
Patrícia Senne, supervisora de Inglês do Anglo
“A prova de inglês foi muito bem elaborada e criativa. Trouxe seis textos distintos, desde cartoons até textos científicos, passando pelo texto jornalístico, pela propaganda, prosa e poesia. Por isso, o aluno não precisava ter apenas domínio de vocabulário e gramática. Era preciso uma capacidade de intrepertação de texto bastante apurada. Apesar de trabalhosa, os textos eram curtos, o que não deve ter atrapalhado o aluno na questão do tempo. Na nossa avaliação, questão 21 foi a mais difícil.”
Reinaldo Scalzaretto, supervisor de Geografia do Anglo
“A prova exigia que aluno conhecesse a matéria com certo nível de aprofundamento. Quem conhecia apenas de forma superficial o conteúdo exigido, certamente tropeçou. Além disso, foi exigido do candidato uma capacidade de síntese para elaborar repostas curtas e objetivas para perguntas complexas. As perguntas não eram longas e houve poucas referências textuais. A prova foi marcada pelo uso abundante de mapas, gráficos e tabelas.”
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