Notas são relativas exclusivamente a estudantes que cursavam o terceiro ano do ensino médio no ano passado
Por Da Redação
25 nov 2013, 14h52
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira as notas médias dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 que cursavam o último ano desse ciclo de ensino no ano passado. As notas foram apresentadas durante coletiva de imprensa pelo ministro Aloizio Mercadante. Nesta terça-feira, devem ser divulgadas as médias das escolas.
Confiras as médias dos concluintes (alunos das redes pública e privada):
. matemática: 533,43
. linguagem: 502,42
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. ciências da natureza: 486,28
. ciências humanas: 533,18
. redação: 529,14
O MEC também apresentou dados referentes às médias por rede de ensino. Como já era esperado, as escolas particulares obtiveram melhor desempenho sobre as públicas (estaduais e municipais) em todas as disciplinas. Somente as federais atingiram uma média similar ou superior à das privadas, mas elas representam apenas 1,22% da base de cálculo.
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De acordo com Mercadante, as médias das redes públicas de ensino sempre serão inferiores às registradas no setor privado, que reúne menos alunos: “Está-se pegando 2 milhões de alunos das escolas do estado e 200.000 das escolas privadas”, alegou.
Para destacar o resultado dos melhores alunos da rede pública, o MEC apresentou a média dos 215.000 melhores alunos dessas escolas. Nesse caso, os resultados são bem diferentes: as notas chegam a um patamar similar ou até superior aos da média da rede privada.
Confira as médias dos concluintes de acordo com a rede de ensino:
Desempenho individual – Pela primeira vez desde a criação do Enem, as escolas vão ter acesso ao desempenho de cada aluno. O critério para que as redes de ensino possam checar o resultado individual é ter pelo menos metade do total de matriculados entre os participantes do Enem 2012, com no mínimo dez estudantes.
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Antes, cada escola recebia a nota total, sem o detalhamento do resultado de seus estudantes. A medida foi tomada, de acordo com Mercadante, para possibilitar aos professores discutir o método de ensino e a necessidade de cada aluno. “Essa maior informação permite uma reflexão pedagógica. O objetivo é estimular a reflexão, apontar deficiências dos estudantes e mostrar como os alunos se desenvolveram”, disse o titular da Educação.
“O que a gente quer é que o corpo pedagógico se reúna, faça a analise individual dos estudantes e dialogue conosco”, disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, que também apresentou benefícios aos candidatos a uma vaga no ensino superior por meio do Enem. “O estudante vai poder se programar especificamente para estudos e conhecer suas deficiências.”
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