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“Liminar contra IPI foi a única alternativa para não paralisar o negócio”, diz Chery

Luis Curi, presidente da Chery Brasil, diz que a montadora segue com os planos de construir uma fábrica no país e tem esperança de que o governo volte atrás em alguns pontos do decreto que aumenta o IPI dos importados

Por Beatriz Ferrari
29 set 2011, 18h55

Curi explicou que os planos de trazer a marca chinesa Karry para o Brasil para brigar no segmento de vans e picapes, conforme antecipou o site de Veja, continuam os mesmos, apesar do novo IPI

O presidente da montadora chinesa Chery no Brasil, Luis Curi, revelou ao site de VEJA, nesta quinta-feira, que a liminar obtida na Justiça Federal do Espírito Santo na semana passada contra a cobrança imediata do novo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados foi o último recurso disponível para não paralisar completamente seus negócios. “Foi a única alternativa que tivemos. Naquela semana o estoque de toda a rede estava muito baixo e o faturamento dos novos carros já se daria com o novo IPI, de 43%, na semana seguinte. Eu perderia toda a competitividade possível e pararia toda a rede”, afirmou.

Curi reconhece que esperava que o governo anunciasse alguma resolução envolvendo o IPI, mas sua aposta era que as montadoras ditas nacionais seriam premiadas com a redução do tributo. Como a medida aumentou linearmente o IPI para todas as empresas, afetando sobretudo as que importam de outros mercados, exceto Argentina e México, a Chery foi pega de surpresa. A companhia simplesmente não teria como evitar uma súbita perda de competitividade no mercado doméstico. Daí ter procurado imediatamente a saída judicial – mesmo porque o governo desrespeitou a própria Constituição ao não esperar 90 dias para que o aumento do imposto passasse a vigorar.

Investimento continua – Ainda assim, segundo o executivo, o novo IPI não impedirá a construção da fábrica da montadora chinesa no país. “Já estamos muito avançados no processo. Não tem mais volta”, esclarece. A Chery decidiu, inclusive, acelerar a conclusão da planta para se adequar mais rapidamente às exigências do governo. A montadora iniciou a construção da unidade em Jacareí, no interior de São Paulo, em agosto deste ano.

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Embora esteja esperançoso de que o governo promova mudanças no decreto que aumentou o IPI em 30 pontos percentuais, o empresário já calcula alternativas caso a cobrança fiquei como está. Uma das saídas vislumbradas por ele é trazer mais fornecedores da China para se instalarem no Brasil, ou intensificar a aproximação com os fornecedores locais. No entanto, ainda não foi dado nenhum passo nessa direção.

O executivo reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, na semana passada, para expor suas preocupações em relação ao decreto. Contudo, Pimentel não prometeu nenhuma mudança, assim como havia explicado ao site de VEJA a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva). Nesta quarta-feira, o ministro mudou um pouco o discurso e acenou com possíveis desonerações para o setor a depender dos investimentos que realizarão para instalar fábricas em território nacional.

Vans e picapes – Curi explicou que os planos de trazer a marca chinesa Karry para o Brasil para brigar no segmento de vans e picapes, conforme antecipou o site de Veja, continuam os mesmos, apesar do novo IPI. A Venko Motors, atual importadora da marca Chery, importará os modelos Job, Job Van, Urban e Duetto, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2012. A Karry é uma linha da Chery na China.

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