Vídeo mostra como é dar uma volta sobre a Terra a partir da Estação Espacial Internacional

Imagens mostram grandes cidades da América e o caminho da estação orbital até o nascer do Sol na Antártida

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h00 - Publicado em 19 set 2011, 09h59

Enxergar a Terra do espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) é um privilégio de astronautas e milionários. É possível, por exemplo, apreciar o nascer do Sol a partir de lugares inusitados, como a Antártida, passar por cima de grandes tempestades no Pacífico e admirar o show de luzes das grandes metrópoles. Tudo isso em 90 minutos, tempo que a ISS leva para dar uma volta completa na Terra.

IONOSFERA

A ionosfera é uma camada da alta atmosfera entre 50 e 1.000 quilômetros acima da superfície do mar. Ela existe graças à radiação ultravioleta, que energiza as partículas em suspensão. Por causa disso, a camada é uma espécie de escudo formado por elétrons e átomos carregados que influencia a propagação de ondas de rádio para lugares distantes da Terra.

Agora, graças a uma série de 600 fotos tiradas dos arquivos da Nasa e animadas em sequência em um vídeo de 62 segundos, qualquer um pode conferir aguns detalhes dessa viagem e a vista espetacular da superfície da Terra registradas por uma câmera grudada na ISS.

O vídeo começa sobre o Oceano Pacífico, próximo à Austrália e avança sobre cidades das Américas do Norte e Sul até o nascer do Sol perto da Antártida. No fim, é possível ver Colômbia, Equador, Amazônia, Peru e Chile. As imagens também mostram a ionosfera da Terra (a linha amarelada) e algumas estrelas.

Confira o vídeo publicado no Youtube:

http:https://www.youtube.com/embed/74mhQyuyELQ?hd=1