Genética

Células-tronco recuperam movimento de ratos paraplégicos

Resultados de estudo podem ajudar pessoas que sofreram lesões na medula

Rato

Pesquisa com ratos pode, no futuro, auxiliar humanos com lesões na medula a voltarem a andar (Thinkstock)

Cientistas anunciaram que um grupo de ratos paraplégicos recuperou movimentos de suas articulações e membros inferiores após ser submetido a um tratamento de aplicação de células-tronco.

Título original: Long-Distance Growth and Connectivity of Neural Stem Cells after Severe Spinal Cord Injury

Onde foi divulgada: revista Cell

Quem fez: Paul Lu, Yaozhi Wang, Lori Graham, Karla McHale, Mingyong Gao, Di Wu, Leif A. Havton, Binhai Zheng, James M. Conner, Martin Marsala e Mark H. TuszynskiSee

Instituição: Universidade da California e Universidade de Heidelberg

Dados de amostragem: 12 ratos paraplégicos e amostras de células-tronco NSI-566

Resultado: Os ratos que receberam as células conseguiram recuperar alguns movimentos

Os resultados foram publicados na revista Cell. O estudo utilizou 12 ratos, que sofreram propositalmente lesões em pontos específicos da medula espinhal, o que tornou os animais paraplégicos - sem movimento nas pernas traseiras.

A medula espinhal é uma espécie de cabo de fibras (os axônios, uma parte dos neurônios) que transmite impulsos do cérebro para os membros e órgãos do corpo. Se esse cabo for cortado ou lesionado, os impulsos não conseguem chegar ao seu destino, o que provoca a perda de movimentos.