Preservação da biodiversidade na Mata Atlântica custaria 0,01% do PIB

Estudo brasileiro concluiu que 30% da floresta precisa ser preservada em áreas agrícolas para a manutenção das espécies que a habitam

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h10 - Publicado em 29 ago 2014, 21h05

Um novo estudo brasileiro mostra que seria possível recuperar a Mata Atlântica em propriedades agrícolas com um investimento de apenas 0,01% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores selecionaram propriedades que apresentam pelo menos 20% de floresta conservada e calcularam o quanto seria necessário para aumentar a área preservada para 30%. Com 198 milhões de dólares, seria possível restaurar 424.000 hectares de Mata Atlântica. A pesquisa foi publicada na revista Science, na quinta-feira.

Com essa porcentagem, seria possível manter nas propriedades agrícolas a biodiversidade em nível semelhante ao das áreas de proteção. Além disso, a preservação de 30% da Mata Atlântica também traria benefícios aos agricultores. “Seria possível trazer de volta para as propriedades agrícolas muitas espécies que realizam funções importantes no ecossistema, como polinização e controle de pestes”, disse ao site de VEJA a brasileira Cristina Banks-Leite, professora do Imperial College, na Grã-Bretanha, e principal autora do estudo.

O valor que seria necessário investir para atingir os 30% corresponde a 6,5% do que o Brasil gasta anualmente com subsídios agrícolas. Ele inclui os gastos com a recuperação da floresta e também o que seria pago aos agricultores. A “indenização” foi calculada com uma média dos valores praticados pelos programas desse tipo que já existem na Mata Atlântica. “Na prática, algumas áreas seriam mais caras do que outras. Essa estratégia não seria eficaz em lavouras de laranja ou cana-de-açúcar, mas produtores que muitas vezes têm prejuízo dependendo do clima ou da balança comercial, como na lavoura de tomate ou morango, ficariam interessados nessa estratégia”, afirma a pesquisadora.