Ciência
Entrevista
"Deus é o próprio conjunto de leis que rege a natureza", afirma físico e escritor Leonard Mlodinow
Cientista americano fala ao site de VEJA sobre o livro que publicou junto com Stephen Hawkings, uma das mentes mais brilhantes da atualidade, e conta como sobreviveu ao ataque terrorista ao World Trade Center
Leonard Mlodinow: "Dizer que Deus está por trás de tudo não serve para descrever a velocidade com que um objeto vai cair de um prédio e prever sua trajetória" (Stephanie Diani/Aurora Photos)
Olhei para cima e pensei: “Meu Deus, o que aconteceu com esse avião? Ele está vazio? É um voo de treinamento? Espero que ele tenha cuidado porque está muito próximo do prédio”
Aos 56 anos, Leonard Mlodinow é dono de uma biografia singular. Nos anos 1980, trabalhou como roteirista nas séries de tv McGyver—Profissão: Perigo e Jornada nas Estrelas: A Nova Geração. Depois se tornou professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), autor de best-seller e parceiro de Stephen Hawking, um dos mais brilhantes físicos da atualidade. Com ele, escreveu dois livros, Uma Nova História do Tempo, espécie de continuação do fundamental Uma Breve História do Tempo, e o recém-lançado O Grande Projeto (Editora Nova Fronteira, tradução Mônica Gagliotti, 192 páginas, 69,90 reais). Mlodinow é também um dos sobreviventes do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. Tinha acabado de deixar o filho na escola, nas imediações do World Trade Center, quando o primeiro avião atingiu a torre norte.
Pela segunda vez no Brasil, Mlodinow veio participar da Bienal do Livro do Rio. Seu livro O Andar do Bêbado (Ed. Zahar), sobre a influência do acaso em nossas vidas, é um dos mais vendidos há mais de um ano por aqui, um feito para um livro de divulgação científica. Em entrevista ao site de VEJA, Mlodinow comenta o aprendizado com Hawking e as dificuldades da parceria (Hawking sofre de esclerose lateral amiotrófica, doença que lhe tolheu quase todos os movimentos); fala do trauma do 11 de setembro ("depois do atentado, toda vez que vejo um avião voando muito baixo acho que está acontecendo tudo de novo"); e explica por que não precisamos de Deus para explicar o universo, tema central de O Grande Projeto.
Como é trabalhar com Stephen Hawking? Como vocês se comunicavam? O Stephen tem um computador na frente dele que mostra letras. Com um cursor, ele escolhe a primeira letra de uma palavra e o sistema sugere outras que começam com aquela letra. Você pode escolher a palavra ou a segunda letra, e daí o processo se repete. Para isso, é preciso clicar com um mouse. É um processo muito lento e, quando começamos a trabalhar juntos, em 2004, ele utilizava o dedão para clicar. Com o tempo, ele perdeu o movimento do dedão. Colocaram um sensor nos óculos e, com o movimento da bochecha, ele simulava o clique do mouse. Infelizmente isso não está funcionando muito bem. De sessenta palavras por minuto ele passou a comunicar uma palavra por minuto. É muito difícil trabalhar com ele agora.
Como o senhor o descreveria? Ele é um físico normal: muito teimoso. É bastante focado nas pesquisas que faz e no que acredita. Ele diz que a teimosia é sua melhor e a pior qualidade. Penso que, para passar pelo que ele passou, é preciso muita teimosia. Em Física também, ou você é teimoso ou você desiste. É muito fácil encontrar problemas que te desanimam. Além disso, a impaciência não funciona com ele. Entre uma resposta e outra, eu costumava meditar, esperando ele responder. Quando uma resposta demorava de 5 a 10 minutos, eu ficava olhando para o nada, com uma postura meio zen. Foi um aprendizado muito forte, porque não sou uma pessoa paciente. De vez em quando, eu ficava tentando adivinhar o que ele queria dizer, lendo a frase que ele estava construindo. Quando errava, isso o deixava muito irritado.
Em O Grande Projeto, o senhor e Hawking afirmam que não precisamos de Deus para explicar o universo. Por quê? Algumas pessoas têm mania de tratar a ciência como um monstro que quer dominar o universo. A ciência não tem nada contra a religião ou contra a filosofia. A ciência diz que tudo segue um conjunto de leis. Queremos saber quais são essas leis, e não acreditamos que haja exceções ou milagres. Não tentamos desacreditar milagres, mas assumimos que eles não existem porque nunca fomos capazes de reproduzi-los em laboratório. Se há um Deus invisível e indetectável, deixamos isso para os teólogos. Só queremos descobrir as leis da natureza - sem que as pessoas se zanguem com a gente.
O senhor acredita em algum deus? De certo modo sim. Apesar de acreditar nas leis da Física, parece que não existe uma razão para explicar por que essas leis existem. Por que as coisas não acontecem aleatoriamente? Talvez esse seja o milagre: o universo segue as leis da natureza. Talvez essas leis que regem o universo sejam a definição de 'deus'. É uma noção bem diferente de um ser que está lá em cima metendo o dedo na vida das pessoas e fazendo milagres. A Física busca explicações simples para descrever o mundo que experimentamos.
Deus não seria uma explicação bem mais simples do que a complexa Teoria das Supercordas, por exemplo? Seria ótimo se a explicação de tudo fosse Deus. Albert Einstein disse que os cientistas tentam fazer tudo da maneira mais simples possível, mas não de maneira simplória. Essa explicação — de que Deus está por trás de tudo — não serve, por exemplo, para descrever a velocidade com que um objeto vai cair de um prédio e prever sua trajetória. Se servisse, aí sim seria uma explicação simples, mas isso não quer dizer absolutamente nada. Descartamos esse tipo de noção. A civilização não teria ido muito longe pensando dessa forma.
Saiba mais
MULTIVERSO
É a hipótese de que vários universos coexistem, o que poderia explicar fenômenos físicos ainda pouco compreendidos, como o próprio Big Bang – a ‘explosão’ que teria dado origem ao cosmo. Segundo alguns defensores dessa hipótese, o homem não é capaz de ver outros universos porque enxerga o mundo em apenas três dimensões, e outras realidades poderiam passar despercebidas aos olhos (embora influenciando o meio). Outros acreditam que as distâncias que separam um ‘mundo’ de outro são muito grandes para notarmos sua existência.
SUPERCORDAS
De acordo com a física moderna, existem quatro forças fundamentais na natureza: a gravidade, o eletromagnetismo e as forças nucleares fraca e forte (entre subpartículas dos átomos). Já existe um modelo teórico que une três dessas forças: o eletromagnetismo e as forças nucleares. Esse modelo se chama o "modelo padrão" e esta sendo testado com muito sucesso nos aceleradores de partículas. Falta unir as quatro forças — a gravidade e as outras três forças — em um único modelo teórico. A Teoria das Supercordas é a candidata que vem ganhando mais força nos últimos anos para se tornar a Teoria de Tudo.
O modelo acaba com a noção de que as partículas fundamentais são partículas pontuais. Em vez disso, propõe que sejam, na verdade, pequenos laços que vibram o tempo todo. Essas "cordas" fechadas em círculo vibrariam de diferentes formas, e essa diferença caracteriza as diversas partículas do universo.
O senhor fala como se a Teoria das Supercordas, amplamente discutida no livro, já tivesse sido verificada na prática, o que não é o caso. Qual distinção faz? Ninguém mostrou que a Teoria das Supercordas não é verificável. Dizemos, contudo, que não sabemos como vamos verificá-la. Concordo que quanto mais tempo se passa sem uma teoria seja provada, o desinteresse cresce e os cientistas se ocupam com outros temas. Exigimos que as teorias sejam verificáveis, mas não precisa ser hoje. Algumas demoram mesmo. Einstein levou 11 anos para formular a Teoria Geral da Relatividade.
A afirmação sobre a existência de múltiplos universos pode ter o mesmo impacto que a descoberta de que a Terra não é o centro do universo? Antigamente era natural pensar que tudo no universo estava a serviço dos seres humanos. A Revolução Copérnica (de Nicolau Copérnico, astrônomo que formulou, no século XVI, a teoria de que o Sol é o centro do Sistema Solar, contrariando a crença vigente de que esse posto pertencia à Terra) nos trouxe a noção de que a Terra não está no centro de tudo. Similarmente, a Revolução Darwiniana nos disse que a humanidade não é a essência da vida. Se a Revolução dos Multiversos for verdadeira, nem o nosso universo é o centro: existe uma infinita variedade de coisas acontecendo, e não há locais ou seres favorecidos.
No fim do livro, o senhor e Hawking afirmam que a Filosofia está morta. Como assim? Cheguei a comentar com Stephen que não deveríamos publicar isso. Originalmente, a frase foi formulada de outra maneira. Algo como: "como ferramenta para aprender sobre o mundo físico, a Filosofia está morta". Ele concordou, mas disse que assim não causaria impacto. Decerto houve impacto, mas isso também nos atingiu, dado o número de filósofos que ficaram furiosos. O que queríamos dizer é que há muitos e muitos séculos os efeitos naturais não tinham uma explicação razoável, apesar de estar pautados pela Filosofia. Hoje, os instrumentos da Filosofia não permitem que sondas sejam enviadas ao espaço, que novas tecnologias sejam criadas para melhorar a vida das pessoas. Com a Física podemos observar o mundo, formular uma teoria, montar um experimento e fazer previsões. As teorias são verificáveis, e milagres, não. Foi nesse sentido que afirmamos que a filosofia estaria morta.
Dos seriados em que você trabalhou, qual o senhor prefere: McGyver ou Jornada nas Estrelas? Gosto do 'mcgyverismo' do McGyver, mas esse era apenas um pequeno aspecto do personagem. Jornada nas Estrelas refletia questões maiores da ciência e da filosofia. O que é a pessoa? Pode o computador ser uma pessoa? Meu episódio favorito é um que escrevi 100%: Dophin. Era sobre uma mulher que foi criada em um planeta para ser rainha em outro. Ela nunca tinha visto pessoas, porque havia sido criada em total isolamento.
Biblioteca básica
Uma Breve História do Tempo

Busca explicar temas da Cosmologia aos leigos. Foi publicado inicialmente em 1988, mas chegou às bancas em novas versões em 1996, 1998 e 2005. Vendeu mais de dez milhões de cópias no mundo.
Autor: HAWKING, STEPHEN
Editora: ROCCO
Como foi o seu 11 de setembro? Foi muito tenso e complicado. Aquela vizinhança sempre foi uma espécie de quintal para a minha família. Morávamos colados no WTC. Boa parte de A Janela de Euclides (Editora Geração, 296 páginas, 50 reais) foi escrita em uma cafeteria no segundo andar de uma das torres. No dia, tinha acabado de deixar meu filho na escola e estava indo pegar o metrô para voltar, quando o avião passou por cima de nossas cabeças e acertou o prédio. Olhei para cima e pensei: "Meu Deus, o que aconteceu com esse avião? Ele está vazio? É um voo de treinamento? Espero que ele tenha cuidado porque está muito próximo do prédio." Foi então que a explosão aconteceu. Fogo e detritos por todo lado, pessoas correndo e entrando nas lojas para se proteger e muita gritaria. Foi desesperador.
Os acontecimentos daquele dia ainda o afetam? Com certeza. Estou sempre olhando para aviões e me perguntando se há algo errado. Onde moro, em Los Angeles, muitos aviões voam baixo a caminho de Long Beach. Sempre que isso acontece fico pensando que é algum novo atentado terrorista.


Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
No Rio, exposição 'Oceanos' traz imagens inéditas do fundo do mar
Humanidade precisará de "três planetas" em 2050
Começa conferência sobre mudanças climáticas em Bonn

Comentários
Julio Veloso
Poruqe coisas tão simples são tão difíceis de entender por pessoas consideradas tão inetligentes. Só porque os caras são físicos e escreveram livros eles tem a última palavra em termos de ciência? Se há leis que regem a natureza quem foi o legislador que as criaram? Foram estes inteligentes metidos a físicos? Claro que não. (..)
10.01.2012
| Ler Mais
Raul Tavares
O fanatismo religioso,a exemplo dos demais comentários que se vê aqui,só tem prejudicado, sensivelmente, a divulgação dos trabalhos de cientistas do porte de Stephen Hawking e Leonard Mlodinow. As suas idéias e definições sobre a existência da divindade suprema, são realmente notáveis, bem como sobre a primazia da ciência so(..)
20.10.2011
| Ler Mais
Joaquim Martins
O homem criou as leis da ciência (física e outras) para explicar a natureza. São modelos físico-matemáticos que, como qualquer modelo, tem aproximações, limitações e condições para uso. Deus criou as leis da natureza. Essas não são completamente conhecidas e modeladas pelo homem. Exemplo disso é o recente experimento que des(..)
25.09.2011
| Ler Mais
Renato Gabriel
Os religiosos sempre querendo colocar um cabresto em quem pensa livre dos preconceitos, das mentiras e das contradições da bíblia!!!É impressionante! Certa vez ao assistir um debate entre religiosos de confissão protestante, notei o quão espúrio e absurdo são seus argumentos nada sustentáveis. Pois se a Bíblia é a palavra de(..)
22.09.2011
| Ler Mais
Tiago Lacerda
Mais um falastrão que se vale da surrada polêmica Ciência x Divindade para se autopromover. A Ciência nunca teve, e nem nunca terá, qualquer relação com a questão da Existência de Deus.
20.09.2011
Carlos Magno
O Físico se desvia das questões fundamentais da Existência pois ele não tem a menor idéia de como respondê-las. A Ciência não é capaz de lidar com a Vida na sua inteireza. Ela é apenas um instrumento lógico que permite domar certos fenômenos naturais a fim de se obter alguma vantagem material. As grandes questões da Humanida(..)
19.09.2011
| Ler Mais
Benedito Arruda
Deus e' o universo fisico, onipresente, onipotente e portanto oniciente. Somos parte dele, portanto, feitos a sua imagem e semelhança.
19.09.2011
Jane Araújo
Excelente matéria que trata com seriedade e sem a necessidade de negar as crenças de quem quer que seja o delicado e misterioso tema da Criação. A Ciência é a única a fazer o homem avançar e os governantes deveriam investir mais na Educação e estimular os jovens para o estudo da Ciência e também da Filosofia. A ignorância te(..)
16.09.2011
| Ler Mais
adasio
Lendo os comentários abaixo (ou acima, sei lá), vemos o motivo do baixo nível de nossa educação. Sempre que há uma notícia sobre ciência e religião, proliferam comentários. É impressionante! E não são comentários sobre ciência, de pessoas que conhecem um pouco de como se faz e produz ciência. Não. São comentários de faná(..)
14.09.2011
| Ler Mais
alvarez
Meu simples comentário não foi aprovado?Se existem 'leis que regem a natureza', quem é o legislador?É óbvio que um legislador tem capacidade e sabedoria...uma Pessoa, real...
14.09.2011
Erick
Antônio Mário, a única coisa que o homem pode fazer é REPRODUZIR e nunca CRIAR!! Estude um pouco amigo... Criar é prerrogativa de quem tem poder para isso e o único que pode é Deus!! "No princípio, CRIOU Deus os céus e a terra..." Gênesis 1:1.
14.09.2011
Erick
A ciência surgiu pelo simples motivo de que os pesquisadores e cientistas (os chamados pais da ciência) tentavem descobrir a razão das coisas serem como são. Eles tentavam descobrir o que muitos estão tentando descobrir hoje, mas os pioneiros não negavam a existência de Deus...
14.09.2011
Apóstolo Paulo
"Porque [de DEUS] as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles [os ateus] fiquem indesculpaveis" - Romanos 1:20
13.09.2011
servo do Criador
"Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só pode ter se efetuado conforme um plano de um ser todo-poderoso e onisciente". Isaac Newton [ o DEUS ETERNO é o criador das leis do universo e não a própria lei ]
13.09.2011
Kaos
Pessoal, tudo o que pensamos, fazemos, sentimos(amor,ódio,pena, etc), falamos, escrevemos, construimos, destruimos, etc e etc são APENAS mas MARAVILHOSAMENTE configurações químico-elétricas do nosso corpo que está no estágio que se encontra senso o fruto presente da Evolução das Espécies que vem acontecendo há mais de 400 MI(..)
13.09.2011
| Ler Mais
FCBezerra
Como e gtatificante ler algo dito com sapiencia e de maneira simples...
13.09.2011
Leão Vieira
Deus é uma criação dos humanos para usar em seu favor, domando os incautos e esacravisando-os
13.09.2011
Leão Vieira
Deus é oconjunto de Leis da Natureza, isso já foi dito por Baruck Espinosa e repetido por Albert Eistein.
13.09.2011
Marco DXB
Gente do ceu... alguem esqueceu de prender as fivelas da camisa de forca da "Silvia 12.09.2011"... Jesus vai voltar no comando de uma frota de naves?!?!?!?!? Chamem o Capitao Kirk!!!
13.09.2011
João Francisco
A filosofia não é antítese da ciência e sim parte dela. Mas a filosofia não é a causa da idéia de um deus. A causa é a impossibilidade de explicar o todo. E nenhum de nós poderá explicar este todo no período de uma vida humana, cerca de 80 anos. Os agnósticos, como eu, acham que é melhor simplificar: se é para alguém ser ete(..)
13.09.2011
| Ler Mais
Antônio Mário
Não demora muito e o homem estará criando vida em laboratório. Quando isso acontecer, os criacionistas vão se ajoelhar aos pés dos cientistas e implorar por salvação?
13.09.2011
Pedro Luiz Pecego Meirelles
Trata-se de um cientista. É a eles que devemos agradecer as muitas das novidades que transformaram nossa sociedade. A opinião deste, não nega a axistênciado Criador, apenas procura de maneira prática desmistificar pensamentos de nós quando colocamos DEUS como um ser onipresente em tudo o que fazemos, fizemos ou que faremos. (..)
13.09.2011
| Ler Mais
gezilei da silva
Ora,gosto de ciências,filosofias;mas não gosto e nem concordo quando tentam encaixar DEUS dentro da lilitações humanas.E somente pela fé chegamos a DEUS e a ciência só demonstra o poder de DEUS.
13.09.2011
Robert
A qual "Deus" foi dirigido sua pergunta ao ver o avião no 11 de setembro? às leis da natureza? E elas, o responderam? O certo é que no momento da adversidade do físico ele procurou o criador não o que fora criado...
12.09.2011
Leandro leandro
Esses caras se julga o os sabidos e simples e so alguem fazer umas perguntinhas pra eles e vamos ver como por exemplo Quantos flocos de areia existem na illa do Havai ? OU quantos fiu de cabelo tem um boi nas costa ? eses caras noa sabem de nada .somente DEUS pode sabe todas as coisas e prever o futuro >
12.09.2011
Disraeli
Mlodinow diz que cientistas "ASSUMEM" que milagres não existem porque não podem ser reproduzidos em laboratório. O termo ASSUMIR na ciência é bastante usado para realizar experimentos. Esses experimentos, por estarem sob restrições de laboratório, tem a SUPOSIÇÃO de certas condições de contorno necessárias para uma crítica f(..)
12.09.2011
| Ler Mais
Raphael
"O maior equívoco cometido pela maioria dos cientistas, é pensar que Deus é o efeito provocado pelas causas naturais; se assim o fosse, não haveria motivo para o axioma usado na ciência: não há efeito sem causa."
12.09.2011
Elissa Carvalho
Mlodinow é ótimo divulgador, ler seus livros é sempre muito divertido. Adoro o modo como ele se surpreende com seu orientador em "A Janela de Euclides" quando este lhe confidencia: "Você é inteligente, mas não é Edward Witten.” É realmente engraçado. Pena que três parágrafos desta entrevista se perderam com a tentativa de fa(..)
12.09.2011
| Ler Mais
Reynaldo Rocha
Que interessante! Na hora do aperto (a visão do avião indo de encontro ao World Trade Center), a primeira reação foi: "MEU DEUS!"
12.09.2011
Silvia
Acho que esses caras nunca entenderam que tem vida mais inteligente que nos lah no espaco com poder de criar vida. Eles criaram nos e Jesus vai voltar no comando de uma frota de naves que nem temos ideia que eh possivel haver. O ser humano eh arrogando. Nen sabe o que nao sabe e poe o pescosinho para cima. Tem technologia es(..)
12.09.2011
| Ler Mais
Francisco Vieira
Muitos cientistas procuraram uma resposta para a harmonia do Universo, só acharam uma, DEUS.
12.09.2011
Mirian Mendes
Sempre digo que bons argumentos me convencem.Creio que é assim para todo mundo.Mlodinov não é um radical, apresenta com delicadeza suas convicções mas não convence quando diz que DEUS é o conjunto das leis da natureza e que milagres não existem porque não podem ser reproduzidos.Milagres acontecem para quem tem fé...Ele não s(..)
12.09.2011
| Ler Mais
iva
esses cientistas se acham sabios? porque eles não explicam como no tempo de Cristo os homens escreveram as escrituras sabiam que a terra era redonda mais de mil e quilhentos anos antes de isaque newton, sem instrumentos sem nelhuma bussula ou aparelho moderno? expliquem o sabios. quem falou a esses homens?
12.09.2011
edmar valentim nascimento
Os loucos deste mundo confundem o Criador com a criatura. Coitados!
12.09.2011
leandro leandro
O problema desses caras e com o inicio eles nao sabem como inicio tudo pois vamos da uma ajudinha pra eles no inicio DEUS criou o CEU e a TERRA e toda sua PLENITUDE E DEUS nao foi ou vai ser , ele foi, ele E, e ele sempre sera assim e toda a verdade querendo eles ou nao porque DEUS e aquele e nao muda .
12.09.2011
Barba
Nossas mentes estão cheias demais para enterdermos o enunciado do físico! A humanidade se acha acima da natureza e, não parte desta...Eis um grande equívoco. Acredito que a ciência, em algum dia, possa nos dar um "norte" sobre Deus!?!?
12.09.2011
SÍLVIA EUGÊNIA GALLI
DEVE HAVER ALGUM EQUIVOCO DE TRADUÇÃO.A FILOSOFIA NUNCA TRATA OU TRATOU DE MILAGRES.É POSSÍVEL QUE OS TEÓLOGOS TRATEM EM ALGUMA INSTÃNCIA.NÃO QUERO ACREDITAR QUE UM FÍSICO TENHA PROFERIDO TAL BARBARIDADE.A FILOSOFIA AO TRATAR,POR EXEMPLO,DE MÉTODOS DÁ SUSTENTAÇÃO A CIÊNCIA. SOU FÍSICA E DEFENDO QUE MUITOS GRANDES FÍSICOS COM(..)
12.09.2011
| Ler Mais
Paultruc
“Apesar de acreditar nas leis da Física, parece que não existe uma razão para explicar por que essas leis existem. Por que as coisas não acontecem aleatoriamente? Talvez esse seja o milagre: o universo segue as leis da natureza. Talvez essas leis que regem o universo sejam a definição de 'deus'.” Esta é uma posição metafísi(..)
12.09.2011
| Ler Mais
Antonio Neto
Gostei muito da entrevista. No entanto, o entrevistado parece desconhecer a história que conta como foi a fé quem impulsionou a ciência. Assim, como assim não teríamos ido tão longe? Obrigado, Veja.
12.09.2011
MATEUS H PEREIRA
Só faltou algumas imprecindíveis perguntas para este físico e escritor:"Você conhece a bíblia?""Para que a filosofia se interessaria em exlicar ou trabalhar para o desenvolvimento da matéria?"Se Deus fosse encontrado num laboratório por que ele ficaria sendo como Deus?"
12.09.2011