Nasa faz suspense e provoca onda de boatos sobre vida extraterrestre

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h12 - Publicado em 1 dez 2010, 22h27

A Nasa marcou para esta quinta-feira (2) uma coletiva de imprensa para falar sobre uma descoberta científica relacionada à busca por vida extraterrestre. Sem mais detalhes, o anúncio feito pela agência espacial americana provocou uma onda de boatos e especulações – a maioria na Internet – sobre a possível confirmação de vida fora da Terra.

O entusiasmo foi motivado por um post publicado por um influente blogueiro americano, o designer Jason Kottke, com o título: “Teria a Nasa descoberto vida extraterrestre?”. Foi o bastante para impressionar uma legião de aficionados.

Mas não, a Nasa não descobriu vida extraterrestre. Pelo Twitter, Alexis Madrigal, editor da revista The Atlantic, desmentiu Kotkke: “Não é nada disso”, tuitou. A associação que publica a revista Science, em que será publicada a descoberta científica, também emitiu uma nota relatando que as especulações não têm por base o artigo que será divulgado, o que pode ser atestado pelos meios de comunicação que tiveram acesso à publicação com antecedência, como o site de VEJA. O conteúdo do artigo está sob embargo de publicação até o anúncio oficial da Nasa.

Diz a nota divulgada no site da agência que a “Nasa realizará uma coletiva de imprensa para discutir uma descoberta em astrobiologia que irá impactar a procura por evidências de vida extraterrestre”. Entre as pessoas que falarão na quinta-feira estão Mary Voytek, que dirige o programa de astrobiologia da Nasa, Felisa Wolfe-Simon, pesquisadora em astrobiologia no USGS (Instituto de Geofísica Americano), e Pamela Conrad, astrobióloga do Centro Espacial Goddard da Nasa.

A astrobiologia é uma disciplina que estuda a vida no universo, incluindo sua origem e evolução, sua localização e as chances de ela se perpetuar.