Fóssil de lagarto gigante é batizado em homenagem a Jim Morrison

Animal de mais de 40 milhões de anos foi um dos maiores lagartos que já viveu na Terra. O nome do fóssil, 'Barbaturex morrisoni', faz uma referência ao ex-vocalista da banda The Doors, que tinha fascínio pelos répteis

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h20 - Publicado em 5 jun 2013, 11h46

Uma equipe de paleontólogos americanos anunciou nesta quarta-feira que batizou um lagarto gigante de mais de 40 milhões de anos de Barbaturex morrisoni, em homenagem a Jim Morrison, vocalista da banda The Doors (primeira foto abaixo). O artista, que morreu em 1971, aos 27 anos, era conhecido por seu fascínio pelos répteis. “Eu sou o rei Lagarto. Eu posso tudo”, escreveu Morrison em seu poema “The Celebration of the Lizard”.

Jim Morrison (620) ()

“Barbaturex”, que significa “rei barbudo”, remete às cristas na parte inferior do maxilar do lagarto, que lembram uma barba. O fóssil, que foi encontrado em Mianmar, é um dos maiores lagartos já conhecidos que viveu sobre a Terra. Segundo descreveram os paleontólogos em um artigo publicado na revista britânica Proceedings of the Royal Society B, o animal, que era herbívoro, media cerca de 1,80 metro da cabeça até a cauda e pesava até 30 quilos.

Craig Chandler/Universidade de Nebraska-Lincoln

Foto mostra o molde do fóssil Barbaturex morrisoni ()

Foto mostra o molde do fóssil Barbaturex morrisoni

O fóssil data do Eoceno Médio-Superior, cerca de 40 milhões de anos atrás, período em que a Terra era tão quente que não havia gelo nos polos. “Nós acreditamos que o clima quente durante esse período tenha permitido a evolução de lagartos de grande porte, herbívoros, capazes de rivalizar, de maneira eficaz, com os mamíferos”, diz Jason Head, pesquisador da Universidade do Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, que conduziu o estudo.