Cientistas registram uma das maiores explosões espaciais

Segundo pesquisadores, fenômeno pode ter sido causado pela colisão entre uma estrela do tamanho do Sol e um buraco negro um milhão de vezes maior

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h06 - Publicado em 16 jun 2011, 19h31

“Era algo totalmente diferente de qualquer explosão que já vimos” – Joshua Bloom, astrônomo da Universidade de Berkeley

A colisão entre uma estrela e um enorme buraco negro provocou uma das maiores explosões espaciais jamais registradas, cujo brilho viajou por 3,8 milhões de anos-luz até chegar à Terra, segundo estudo publicado nesta quinta-feira pela revista Science.

No momento da descoberta, os cientistas estudavam a origem de um feixe de raios gama observado a partir de um satélite da Nasa. Inicialmente, pensaram que podia se tratar de uma explosão de raios gama, mas a persistência da luminosidade e o fato de ter sido reativado três vezes em apenas 48 horas levaram os pesquisadores a buscar outra hipótese.

“Era algo totalmente diferente de qualquer explosão que já vimos”, disse em comunicado Joshua Bloom, astrônomo da Universidade de Berkeley e um dos coordenadores do estudo. Bloom sugeriu que a causa poderia ser a queda de uma estrela do tamanho do Sol em um buraco negro um milhão de vezes maior, o que gerou uma quantidade tremenda de energia ao longo de muito tempo. Dois meses e meio depois, o fenômeno ainda persiste, segundo o pesquisador. “Isso acontece porque o buraco negro ‘rasga’ a estrela, e este processo libera muitíssima energia”, explicou. Cerca de 10% da massa dessa estrela se transformou em energia irradiada, como raios X e gama.

Ao repassar o histórico de explosões na Constelação de Draco, onde foi observado o fenômeno, os cientistas determinaram que o acontecimento foi “excepcional”, já que não encontraram indícios de outras emissões de raios X ou gama. O mais fascinante, segundo Bloom, é que o fenômeno começou em um buraco negro em repouso, ou seja, que não estava atraindo matéria. “Isto poderia acontecer em nossa própria galáxia, a Via Láctea, onde há um buraco negro que vive em quietude e que apenas ocasionalmente absorve um pouco de gás”, disse.

Segundo Bloom, a explosão é algo “nunca visto” até agora no comprimento de onda dos raios gama, e o mais provável é que só aconteça uma vez a cada 100 milhões de anos. O estudo estima que as emissões de raios gama, que começaram entre os dias 24 e 25 de março em uma galáxia a cerca de 3,8 milhões de anos-luz, vão se dissipar ao longo do ano. “Acreditamos que o fenômeno foi detectado em seu momento de maior brilho, e se realmente for uma estrela destruída por um buraco negro, podemos dizer que nunca voltará a ocorrer nessa galáxia”, concluiu Bloom.

(Com Agência EFE)

Perguntas & respostas

• O que é um buraco negro? Uma região do espaço onde a gravidade é tão forte que nada consegue escapar, nem a luz – é por isso que eles são invisíveis.
  • Como nasce um buraco negro? Para brilhar, uma estrela cria uma força para fora, por causa das reações nucleares que a fazem funcionar, enquanto sua própria gravidade a empurra para dentro. Quando uma grande estrela deixa de funcionar, ela é esmagada pela própria força da gravidade e assim nasce o buraco negro.
  • Quantos buracos negros existem? A maioria dos astrônomos acredita que a Via Láctea – a galáxia onde está a Terra – possui milhões de buracos negros. Cientistas já encontraram muitos buracos negros na nossa galáxia, mas não sabemos ainda quantos existem em todo o universo.
  • Quais os tipos de buraco negro que existem? Os buracos negros galáticos existem por toda a galáxia e possuem uma massa dezenas de vezes maior que a do Sol. Há também os buracos negros supermassivos, com uma massa superior a 1 milhão de vezes a do Sol. Os cientistas acreditam que eles foram criados há bilhões de anos e existem no centro da maioria das galáxias, até da Via Láctea.
  • Existem buracos brancos? Existem apenas na teoria. Eles seriam a outra ponta do buraco negro, que expeliria todo o material absorvido.
  • Como se observa um buraco negro? É impossível visualizar um buraco negro, já que ele não emite luz. Mas, com telescópios de raios-X, é possível detectar a radiação emitida por um buraco negro. Isso acontece porque uma espiral de matéria é sugada por ele. Esse material se aquece e emite raios-X, captados por telescópios como o Chandra, que descobriu o buraco negro ‘bebê’.
  • Qual o buraco negro mais próximo da Terra? O objeto mais próximos e que mais se parece com um buraco negro está a 8.000 anos luz de distância. Fica dentro do sistema Cygnus X-1 e foi objeto de uma aposta entre o físico Stephen Hawking e Kip Thorne. Hawking apostou que não havia um buraco negro. Perdeu.
  • O universo está dentro de um buraco negro? O físico Nikodem Poplawski concebeu um modelo matemático segundo o qual até mesmo o nosso universo estaria dentro de outro, que estaria dentro de outro e assim por diante. Neste modelo, o material absorvido pelo buraco negro daria origem a estrelas e galáxias em outra dimensão. Atualmente, acredita-se que tudo que entra em um buraco negro é destruído.