02/02/2012 - 18:58
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Astronomia

Cientistas descobrem quarto exoplaneta potencialmente habitável

Astro é pelo menos 4,5 vezes maior do que a Terra, rochoso e está em uma região do espaço onde pode existir água em estado líquido

Concepção artística do GJ 667Cc. Exoplaneta é candidato a abrigar vida

Concepção artística do GJ 667Cc (o astro maior e menos luminoso à direita). Exoplaneta é candidato a abrigar vida (Carnegie Institution for Science)

Uma equipe internacional de astrônomos anunciou nesta quinta-feira a descoberta de um novo exoplaneta - como são chamados os planetas fora do Sistema Solar - potencialmente habitável. É o quarto astro desse tipo a ser localizado pela comunidade científica.

O planeta foi identificado pelo código GJ 667Cc e orbita uma estrela batizada GJ 667C, que, por sua vez, faz parte de um sistema formado por três estrelas. Esses números e letras representam o "endereço" dos corpos celestes no espaço sideral. O exoplaneta recém-descoberto está a 22 anos-luz da Terra (cada ano-luz equivale a 9.460 bilhões de quilômetros).

"Este planeta reúne as melhores condições para manter água em estado líquido e é, portanto, o melhor candidato a abrigar vida tal qual nós a conhecemos", explicou Guillem Anglada-Escudé, chefe da equipe que trabalhou na pesquisa pelo Carnegie Institution for Science, em Washington, nos Estados Unidos. O planeta se encontra na zona habitável de sua estrela, onde as temperaturas não são nem muito quentes nem muito frias, permitindo que a água permaneça em estado líquido. (continue lendo a reportagem)

 

O GJ 667Cc orbita a sua estrela em 28 dias terrestres e tem uma massa no mínimo 4,5 vezes maior do que a da Terra, segundo o relatório publicado na revista The Astrophysical Journal Letters.

Os pesquisadores também descobriram indícios que levam a crer que pelo menos mais um e até três outros exoplanetas estão em órbita na mesma estrela, mas não na zona habitável.

A estrela que o exoplaneta orbita, a mais brilhante na ilustração acima, é menor que o nosso Sol e sua composição é mais pobre em "metais" - por "metal", em cosmologia física, entende-se qualquer elemento químico diferente de hidrogênio e hélio. A descoberta, portanto, aumenta a variedade de possibilidades para a vida fora da Terra.

Os astrônomos utilizaram dados do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, e do Observatório Keck, no Havaí, para atestar a existência do exoplaneta.

 

(Com informações da Agência AFP)

  Tags

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Driko Bellic

Um comentário abaixo diz " O tempo de vida do Sol é de só mais 10.000 (dez mil) anos." Estrelas como o Sol tem em média 9 Bilhões de anos, o Sol tem cerca de 4,5 Bilhões. Ou seja está na metade de sua vida, Procurei bem e não encontrei nada que confirme a veracidade do comentário do nosso amigo. Estou bem certo que esse feno(..)

07.02.2012

| Ler Mais

catita

PORQUE O INTERESSE EM OUTROS PLANETAS SE NÃO HA TECNOLOGIA AVANÇADA PARA CHEGAR ATE ESTA DISTANTE DISTANCIA

05.02.2012

Sandro

Sera que os habitantes desse planeta acham que nos somos Ets? Bla!!!

03.02.2012

José Leone

O tempo de vida do Sol é de só mais 10.000 (dez mil) anos; quando chegar essa época por aqui vai virar uma fornalha - o Sol vai primeiro se expandir e engolir Mercúrio - e depois entraremos numa era de frio e gelo total, tudo gerado pelo encolhimento e resfriamento do Sol que se tornara uma Anã Branca. Se a espécie humana qu(..)

03.02.2012

| Ler Mais

José de Ribamar

A cada olhada nas estrelas que os nossos potentes telescópio, fazem em Anos-Luz, fica a sensação que ficou muito pouco pra ser visto e constato por nós terraquiano, do planeta água. Ora, até hoje, com tudo o que enviamos e sondamos no espaço, nenhuma mísera onda de som foi captada, a não ser as nossas. Este silêncio intriga (..)

02.02.2012

| Ler Mais

Ronald

interessante!

02.02.2012

Adamastor Fernandes Junior

Caro redator, metais nao sao somente elementos diferentes de helio e hidrogenio. Nitrogenio, os Gases Nobres e outros elementos tambem nao sao classificados como metais. Obrigado, e mais atencao.

02.02.2012

satyrojr

VCS SABIAMMMMMMMMMMMMMMM!!!!! PRA Q TANTO SOFRIMENTO?

02.02.2012

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados