Cientistas criam 1º mapa de alta resolução do movimento de gelo na Antártida

Estudo ajudará a entender o impacto da mudança climática no continente

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h03 - Publicado em 18 ago 2011, 23h12

Uma equipe de cientistas liderada pela Nasa (agência espacial americana) elaborou o primeiro mapa de alta resolução do movimento do gelo na Antártida, o que ajudará a entender melhor o impacto da mudança climática no continente.

O mapa, publicado nesta quinta-feira na revista Science, foi elaborado como se fosse um mosaico digital com imagens de satélite das agências espaciais do Canadá (CSA), Europa (ESA) e Japão (JAXA) e revela os detalhes do movimento do gelo na Antártida entre 2007 e 2009.

O objetivo deste trabalho, liderado pelo pesquisador Eric Rignot, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa em Pasadena, é ajudar os pesquisadores a entender as mudanças do continente diante do constante aquecimento global.

“Nosso mapa representa uma importante medida de referência, por ser a primeira imagem completa do padrão de movimento do gelo neste período”, explica o pesquisador Jeremie Mouginot, professor associado do Departamento de Ciências da Terra da Universidade da Califórnia, em Irvine, um dos autores do estudo.

As medições e análises redefinem a compreensão atual sobre a dinâmica da camada de gelo antártica, ao revelar que o fluxo da camada de gelo do continente se compõe de uma complexa rede de afluentes que vêm do interior. “Isso é muito importante para a previsão de aumento do nível do mar no futuro”, disse Thomas Wagner, cientista da Nasa. “Significa que se nós perdermos o gelo da costa por causa de um oceano mais aquecido, se abrirá a torneira para grandes quantidades de gelo vindo do interior do continente.”

O trabalho foi concluído durante o Ano Polar Internacional e é o primeiro estudo deste tipo desde 1957.

(Com Agência EFE)