Astrônomo amador registra megaexplosão em Júpiter

Meteorito ou cometa parece ter sido responsável por flash de luz capturado em vídeo

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h27 - Publicado em 13 set 2012, 15h38

Uma explosão ocorrida em Júpiter na segunda-feira foi tão grande que acabou sendo observada até por astrônomos amadores. Suspeita-se que ela tenha sido provocada pelo impacto de um asteroide ou de um cometa que teria atingido o maior planeta do sistema solar logo abaixo da faixa equatorial (linha imaginária que divide o planeta no meio).

“Foi um flash brilhante que durou apenas de 1,5 a 2 segundos”, disse Dan Peterson, um astrônomo amador que mora em Racine, no estado de Wisconsin, nos EUA. Ele observava Júpiter por um telescópio quando notou o flash, por volta de 23h30 (1h30 no horário de Brasília).

Mais tarde, ele divulgou o que viu num fórum da internet que reúne astrônomos amadores. Em Dallas, no estado Americano do Texas, outro amador, chamado George Hall, leu a mensagem de Peterson e foi verificar seu telescópio, que havia passado a noite gravando imagens de Júpiter. E lá estava o flash, registrado em um vídeo (veja abaixo).

“Eu imagino que isso tenha sido causado por um cometa que não tenha sido detectado. Agora ele virou pó”, disse Hall na mensagem que acompanhou o vídeo no fórum de astrônomos.

Levantou poeira – Os astrônomos vão procurar por mais sinais do impacto na atmosfera, como poeira que tenha se espalhado sobre o planeta após a explosão. Em 2010, astrônomos amadores observaram colisões de asteroides em Júpiter em duas ocasiões, em junho e agosto. À época, um grupo chegou a publicar um estudo no periódico Astrophysical Journal Letters, afirmando que o planeta é constantemente bombardeado por bolas de fogo.

“Júpiter é um grande aspirador de gravidade”, disse o co-autor do estudo, o astrônomo Glenn Orton. “Está claro que pequenos objetos que datam da formação do Sistema Solar há 4,5 bilhões de anos ainda atingem Júpiter frequentemente.”

http:https://www.youtube.com/embed/zryANIdSmVU