Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Limusine é refúgio de Pattinson em ‘Cosmopolis’

Astro da saga 'Crepusculo' vive milionário que praticamente passa os dias, em Nova York, em seu carro de luxo. Filme foi exibido nesta sexta em Cannes

Por Carlos Helí de Almeida, de Cannes
25 Maio 2012, 09h31

Em Cosmopolis, exibido nesta sexta-feira na competição do 65º Festival de Cannes, Robert Pattinson aparece andando por Nova York numa limusine branca, na qual refugia-se da curiosidade das pessoas e dos paparazzi lá fora. Qualquer semelhança com o status de celebridade do ator britânico, transformado em ídolo juvenil pela saga Crepúsculo, é mera especulação, já que no novo filme de David Cronenberg ele encarna Eric Packer, um jovem milionário que se esconde do mundo em seu carro de luxo.

“Não trouxe nada da minha experiência pessoal para o set, pelo menos conscientemente”, avisou o ator de 26 anos, que aparece em cada fotograma do longa-metragem, recheado de diálogos filosófico-existencialistas. “David (Cronenberg) foi muito rigoroso em relação às palavras, ao texto, não queria improvisações, e por uma boa razão. Eu me senti como se estivesse fazendo uma música e não um filme. Talvez eu esteja falando besteira, mas ninguém espera que atores sejam inteligentes”.

O enredo – O texto em questão tem origem no livro homônimo do escritor americano Don DeLillo, que serviu de fonte para a adaptação de Cronenberg. Na história, o jovem magnata passa praticamente o dia inteiro dentro de sua superequipada limusine, onde recebe o médico, os consultores, as amantes e, eventualmente, a mulher (Sarah Gadon). Do lado de fora, uma equipe de seguranças garante a proteção e o isolamento do patrão do mundo exterior. Isso muda quando Packer decide cortar o cabelo no bairro onde cresceu, do outro lado da cidade.

“Eric está em uma jornada pela libertação, uma tentativa de escapar daquela vida que ele criou”, explicou Cronenberg, conhecido do público por filmes como A Mosca (1987). “Tive a ideia para o livro na virada do século, quando percebi que Nova York estava sendo invadida por limusines enormes. Era um espetáculo ver aqueles carrões tentando se mover desconfortavelmente pelas ruas da cidade. Comecei a imaginar um homem que passava grande parte de seu dia dentro de um desses veículos”, contou DeLillo, um dos maiores cronistas da vida americana do século XX.

Casal Cosmopolis está apontado para chegar aos cinemas brasileiros em 13 de julho, mesmo dia em que chegam às telas Na Estrada (On The Road), de Walter Salles, também em competição, coprotagonizado por Kristen Stewart, companheira de Pattinson na saga dos vampiros adolescentes – e, até onde se sabe, sua namorada na vida real. Em Cannes, no entanto, os dois evitaram ser vistos em público. O filme de Cronenberg conta, ainda, com as participações de luxo dos franceses Juliette Binoche, uma das amantes do protagonista, e Mathieu Amalric, na pele de um manifestante que atira uma torta na cara do personagem de Pattinson.

LEIA TAMBÉM:

Zac Efron surge erotizado em ‘The Paperboy’

On The Road’ tem recepção tímida em Cannes

Brad Pitt leva gângster moderno a Cannes

Xica da Silva’ abre tributo ao cinema brasileiro

Isabelle Huppert, a dama do 65ª Festival de Cannes

Conheça os filmes da competição

Presidiário brilha em Cannes. Sem aparecer

Hugh Laurie e Stephen Fry voltam a trabalhar juntos

Animais de ‘Madagascar 3’ invadem Cannes

Humor negro de ‘Moonrise Kingdom’ abre festival

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.