Música

Funk do 'Lelek lek lek' volta às mãos da Furacão 2000

Empresas brigam na Justiça pelo direito de usar nome do grupo, MC Federado e os Leleke's, e a música 'Passinho do Volante', que se tornou viral na internet

Os Leleke's: formação original foi desfeita logo após o sucesso da música

Os Leleke's: formação original foi desfeita logo após o sucesso da música (Maíra Coelho/Agência O Dia/VEJA)

A Justiça do Rio de Janeiro devolveu à produtora Furacão 2000 Produções Artísticas o poder sobre a marca MC Federado e os Leleke's e a música Passinho do Volante, que se tornou viral na internet, com mais de 31 milhões de visualizações no Youtube em quatro meses. A decisão foi tomada na sexta-feira pelo juiz de plantão Luiz Umpierre de Mello Serra, que suspendeu a liminar que proibia a apresentação do grupo contratado pela empresa de Rômulo Costa.

Leia também: Funk do 'Lelek lek lek' vai parar na Justiça

A briga judicial começou em março, entre a Furacão 2000 e a Lek Produções, de Edimar Pedro Santana. Ambas alegam serem as responsáveis pelo grupo criado em setembro de 2012. Em março deste ano, logo após o sucesso na web, três integrantes deixaram a formação original e assinaram contrato com Rômulo Costa, mantendo o nome. Foi então que a Lek Produções entrou com uma ação impedindo o uso da marca e da música - que estrelou até comercial da Mercedes para o lançamento do novo Classe A.

Em primeira instância, a vitória na Justiça havia sido de Rômulo Costa, que conseguiu em março passado uma liminar garantindo-lhe todos os direitos. No mesmo mês, o empresário registrou uma queixa na Polícia Civil e os quatro jovens do grupo da Lek Produções foram presos após um show em Minas Gerais. Na sexta passada, uma decisão da 16ª Câmara Cível determinou que somente a Lek Produções é quem poderia usar o nome do grupo e se apresentar com a música em shows e programas de TV. No mesmo dia, um novo pedido de liminar voltou a favorecer a Furacão 2000.

A produtora de Rômulo Costa afirma que tem contrato desde setembro de 2012 com o grupo, que teve participação gravada no DVD de dezembro passado. No sábado, a TV Globo exibiu a apresentação de MC Federado e os Leleke's no programa TV Xuxa. Os contratados da Furacão 2000 não só cantaram o "funk da discórdia" como ainda lançaram a nova música de trabalho, intitulada Desloca.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados