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Disputa acirrada em SP dita tom da propaganda eleitoral

Serra e Haddad centram fogo em Russomanno, que reage se dizendo vítima

Por Da Redação
1 out 2012, 10h26

A última semana de campanha antes do primeiro turno das eleições será quente em São Paulo. Com uma disputa acirrada entre Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), os ataques mútuos devem ser uma constante nos próximos dias. Já no domingo, o PT lançou um spot de rádio chamando Russomanno de “enganador”, por ter forjado domicílio eleitoral em 2000 para concorrer à prefeitura daquela cidade. “Se o povo de Santo André não quis um prefeito enganador, por que a gente aqui, em São Paulo, vai querer?”, diz o spot. No horário eleitoral de rádio, na manhã desta segunda-feira, a temperatura se manteve elevada. Serra centrou fogo no líder das pesquisas, enquanto Russomanno desencadeou uma estratégia de defesa e de vitimização, ordenada por seu marqueteiro, Ricardo Bérgamo. “Entregar uma cidade do tamanho de São Paulo na mão de um candidato inexperiente, só para experimentar? Que loucura, né?”, disse o locutor do programa de Serra. O rebate de Russomanno veio logo, também na propaganda de rádio. “Só para ficar bem claro, o Celso tem quatro mandatos como deputado federal, dezesseis anos de vida pública e 22 anos defendendo você, cidadão”, disse um locutor. O programa atribuiu os ataques a Russomanno ao “desespero e à leviandade” de seus adversários. Nesta semana decisiva, a campanha do candidato do PRB vai insistir na mensagem de que Russomanno não faz ataques, mas apenas reage a críticas de seus oponentes. De acordo com o marqueteiro Ricardo Bérgamo, não serão feitas investidas contra nenhum candidato específico, mas sim uma defesa da campanha de Russomanno, que tem sido atacada nas últimas semanas principalmente por não apresentar propostas concretas. A última pesquisa Datafolha mostrou que Russomanno caiu cinco pontos, ficando com 30%. Críticas – Levantamento de dezessete dias de horário eleitoral na TV em São Paulo mostra que Russomanno foi o candidato a prefeito que usou, proporcionalmente, mais seu tempo no ar para criticar adversários e a gestão do atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD). Haddad dedicou a maior parte do tempo a propostas e Serra, às suas realizações. Restam apenas dois programas de TV dos candidatos à Prefeitura: um nesta segunda-feira e outro na quarta-feira. Com menos de um terço do tempo dos outros dois postulantes ao cargo, o candidato do PRB foi mudando o tom de suas propagandas na medida em que o seu nome se consolidava como a primeira opção dos paulistanos. Nos programas iniciais, agradeceu o eleitor por colocá-lo na liderança da disputa. Em seguida, adotou a linha de “defesa do consumidor”, marca que consolidou ao longo da sua carreira na TV, e passou a ouvir as reclamações de pessoas nas ruas para criticar a atual gestão. Foi apenas nas últimas semanas que assumiu a postura de vítima do “vale-tudo eleitoral” e aumentou o tom na TV com a justificativa de ter de rebater os ataques que vinha sofrendo de Haddad e Serra. Eles apontam que Russomanno não tem plano de governo ou propostas para a cidade. (Com Agência Estado)

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