Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ao lado de Alckmin e Serra, Aécio abre campanha em SP

Candidato tucano à Presidência da República fez corpo a corpo com visitantes do Festival do Japão em São Paulo e criticou uso político da Copa

Por Bruna Fasano 6 jul 2014, 16h07

Em solo paulista, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, deu a largada neste domingo à sua campanha eleitoral. Ao lado do governador do Estado e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin, e de José Serra, o nome tucano na disputa pelo Senado, Aécio visitou o 17º Festival do Japão em São Paulo, realizado na Zona Sul da capital paulista. O trio fez corpo a corpo com visitantes do evento e caminhou lado a lado pelo Espaço Imigrantes. O PSDB já havia escolhido São Paulo para o lançamento da candidatura de Aécio, numa tentativa de debelar um problema crônico dos tucanos nas últimas eleições: as disputas internas. Também pela unidade o partido optou pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) como vice na chapa presidencial.

Leia também:

Dilma fez festival de fisiologismo para conseguir aliados, diz vice de Aécio

Aécio chegou ao evento acompanhado de seu candidato a vice. Já Alckmin compareceu ao lado de seu secretário da Casa Civil, Edson Aparecido. Também estiveram no local o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), coordenador da campanha de Aécio em São Paulo, e o deputado federal José Aníbal (PSDB-SP). Aécio e Alckmin fizeram questão de frisar a importância do primeiro dia da campanha. “Nossa melhor companhia durante essa campanha são a verdade e a coragem para fazer o que precisa ser feito”, afirmou Aécio. “A campanha não é uma guerra, é oportunidade de defender as ideias em que você acredita”, completou.

Continua após a publicidade

O presidenciável comentou ainda sobre a vantagem da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, no tempo de propaganda no rádio e na TV: a petista terá 11 minutos e 24 segundos, contra 4 minutos e 37 segundos do tucano. “O que vai reverter nossa inferioridade temporal é o sentimento dos brasileiros, que estão cansados de tudo que esta aí”, afirmou. E opinou acerca dos quatro pontos que Dilma subiu na última pesquisa Datafolha de intenção de votos: “Alguns acham que podem confundir Copa do Mundo com eleição. O brasileiro está suficientemente maduro e consciente para perceber que são coisas absolutamente diferentes”.

Leia também:

Campos e Marina abrem campanha na 2ª maior favela do país

Continua após a publicidade

“Eu falo isso porque vejo certa tentativa de apropriação desses eventos para o campo político”, completou. Aécio afirmou que pretende acompanhar no estádio do Mineirão o próximo jogo da seleção brasileira, que disputa nesta terça-feira contra a Alemanha uma vaga na final da Copa do Mundo.

Já Alckmin avalia que a corrida eleitoral só começará de fato no dia 19 de agosto, quando tem início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. Sobre o fato de não se licenciar do cargo para disputar mais quatro anos à frente do Palácio dos Bandeirantes, afirmou que vai se ater ao que manda a legislação eleitoral. “Campanha só na hora do almoço, à noite e aos fins de semana. Seremos bastante rigorosos”, disse. Para o governador, temas como a investigação sobre a formação de cartel e corrupção no metrô e trens de São Paulo e a difícil situação do Sistema Cantareira não devem atrapalhar sua campanha. Segundo ele, o Cantareira sofre com “a maior seca do século” e usar o tema como argumento político é “subestimar a inteligência da população”.

Sorte – Os candidatos receberam da organização do evento um boneco japonês chamado Darumã. Segundo a tradição, deve-se pintar um dos olhos do boneco ao se fazer um pedido. Quando o desejo for realizado, pinta-se o outro. Aécio afirmou que voltará em três meses para completar a tradição. O primeiro tuno das eleições será realizado justamente em 5 de outubro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.