Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Turquia retém 4 caminhões com material militar na fronteira síria

Ancara, 10 jan (EFE).- As autoridades turcas retiveram nesta terça-feira quatro caminhões com material militar, supostamente apto a fabricar bombas e armas, que se preparavam para entrar na Síria.

Segundo a edição digital do jornal turco ‘Milliyet’, os quatro caminhões procediam do Irã e foram retidos nesta manhã na fronteira de Oncupinar, na província de Kilis, por ordem do Ministério das Relações Exteriores turco.

Ancara enviou um grupo de especialistas a Kilis para investigar o material transportado pelos caminhões.

O governador de Kilis, Yusuf Odabas, confirmou que os caminhões foram retidos porque as autoridades haviam recebido informações que indicavam que estava sendo transportado material militar à Síria.

‘Estamos esperando a equipe que está chegando de Ancara. Tudo será esclarecido após a investigação. Se for material militar, será entregue às Forças Armadas turcas. Se não, procederemos de acordo com as indicações as autoridades competentes’, disse Odabas.

Em fevereiro de 2011, as autoridades turcas confiscaram bombas em um caminhão que se dirigia do Irã à Síria e as entregaram ao Exército turco.

Além disso, em março de 2011 as autoridades do país, que é membro da Otan, forçaram a aterrissagem de um avião iraniano que transportava fuzis e munição à Síria. EFE