Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tunísia elege presidente da Assembleia Nacional Constituinte

Túnis, 22 nov (EFE).- O líder do Fórum Democrático pelo Trabalho e as Liberdades (FDTL-Takatol), Mustafa Ben Yafaar, foi eleito nesta terça-feira presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Tunísia com apoio de 145 dos 215 parlamentares que participaram da votação.

Ben Yafaar contava com o apoio dos principais grupos políticos locais e sua eleição não foi nenhuma surpresa. Ele concorreu com Maya Zribi, candidata pelo Partido Democrático Progressista (PDP), que obteve 68 votos.

O FDTL-Takatol tem 138 das 217 cadeiras da Assembleia. Além disso, o líder é apoiado pelos conservadores islâmicos do Movimento Al-Nahda.

A aliança política em torno do seu nome foi costurada nesta segunda-feira por um acordo que repartiu os principais cargos do governo e que determina que o líder do Conselho Pela República (CPR), Moncef Marzuki, será eleito presidente do país e o secretário-geral do Al-Nahda, Hamadi Jabali, presidente do Governo.

O novo Parlamento, escolhido no pleito realizado em 23 de outubro, constituirá nesta terça-feira a comissão para regulamentar o funcionamento da Assembleia e definir as prerrogativas do presidente do Estado e de Governo.

Na inauguração da sessão de votação, o presidente interino do país, Fouad Mebaza, disse que o dia de hoje foi ‘histórico’ e que neste momento foi inaugurada ‘a Segunda República, que consagrará os princípios da revolução e renderá homenagem aos jovens mortos nos conflitos’. EFE