Trump envia submarino nuclear para a Península Coreana

Embarcação deve passar pelo porto da cidade sul-coreana de Busan nesta terça, mesmo dia em que a Coreia do Norte celebra data importante de seu calendário

O governo dos Estados Unidos enviou o submarino nuclear USS Michigan para o litoral da Coreia do Sul, informou a CNN nesta segunda-feira.

De acordo com a rede de notícias americana, a embarcação deve passar pelo porto da cidade sul-coreana de Busan nesta terça-feira, mesmo dia em que a Coreia do  Norte celebra o 85º aniversário da criação de seu Exército do Povo, uma data importante para o regime de Kim Jong-un e que, segundo alguns analistas, pode ser a ocasião para um novo teste balístico de Pyongyang.

Movido à energia nuclear, o USS Michigan foi originalmente desenvolvido para carregar (e lançar) mísseis com ogivas atômicas, mas passou por modificações em 2004 para ser capaz de disparar torpedos menores. Atualmente, a embarcação tem capacidade para lançar mais de cem Tomahawks.

A manobra é mais uma demonstração de força do presidente americano Donald Trump, com o objetivo de intimidar o ditador norte-coreano, que afirmou que reforçará suas “medidas nucleares de autodefesa” perante o envio do porta-aviões americano USS Carl Vinson para perto de seu território.

USS Carl Vinson

O porta-aviões USS Carl Vinson e sua frota de ataque se encontram atualmente realizando exercícios conjuntos estratégicos com tropas japonesas no Pacífico e planejam se aproximar da península da Coreia no final desta semana.

Washington anunciou há duas semanas que tinha enviado o porta-aviões em resposta a um teste de mísseis norte-coreano no início de abril, embora a frota tivesse participado primeiro de exercícios com a Austrália sem que a Casa Branca confirmasse até a última quinta-feira.

“Erro fatal”

Em um artigo de opinião publicado pelo jornal estatal Rodong, Pyongyang afirma que “seria um erro fatal por parte dos EUA pensar que pode amedrontar a Coreia do Norte com o porta-aviões”.

O texto adverte que se “as provocações do inimigo” continuarem, as forças norte-coreanas “responderão com golpes mortais” e resistirão a “qualquer tentativa de guerra total com um ataque nuclear sem piedade”.

O artigo também ameaça “aniquilar os invasores” e anuncia que o exército e o povo norte-coreanos “reforçarão suas medidas de dissuasão nuclear para a autodefesa de todas as formas possíveis”.

(Com EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Célio Azevedo

    Go Trump!

    Curtir

  2. Luis Da Silva Santana Da Silva Santana

    Rapaiz esses norte coreano são braços mesmo , e corajosos , enfrentar os estados unidos, não é p/ qualquer um.

    Curtir

  3. Bernardino Mattos

    Mas o submarino está indo mesmo em direção à península da Coréia ou Trump o enviou para a costa brasileira e resolveu varrer Brasília e essa corja de políticos do mapa?!

    Curtir

  4. O primeiro ataque, fará com que todo o exército se rebele contra o ditador sanguinário e louco. Os cidadãos adestrados e reprimidos por esta besta, não querem serem destruídos por causa de um bandido, eles querem viver a vida.

    Curtir

  5. nelson arantes

    Prá quê gastar com bombas? A melhor arma contra este louco, chama-se FOME. É só cortar o abastecimento que sustenta este maluco, que a guerra estará ganha, sem tiro nenhum.

    Curtir

  6. Luiz Carlos dos Santos Machado

    Parecem as ameaças do PT e do Lula contra a Lava Jato e o Moro.

    Curtir

  7. Marco Antonio Silva

    Estao atrasados Já fazem alguns dias que recebi um video desse mesmo submarino atravessando o Canal do Panamá em direção a Asia.

    Curtir

  8. Esse gordinho é doido. O Trump tá louco pra renovar os estoques de Tomahawk de 30 anos atrás que estão vencendo, e encomendar os novos, com capacidade Stealth.
    E o Trump posa de grande guerreiro, fica bem com os militares que testam seus brinquedinhos em combate e ganham muitas diárias e medalhinhas, a indústria recebe novos pedidos, e o povão aplaude.
    O gordinho já era.

    Curtir

  9. Jorge Mineiro

    otima bernadino!

    Curtir

  10. carlo capanema

    Submarino nuclear não quer dizer que carregam bombas atômicas e não necessariamente possuem armamentos (ogivas nucleares) mas somente com o destino de gerar energia para se manter no mar(locomover) combustível nuclear.

    Curtir