Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump diz que vai renegociar Nafta com México e Canadá em breve

"Iremos nos reunir com o premiê do Canadá e o presidente do México, e iniciaremos as negociações relacionadas ao Nafta", declarou o presidente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que começará a renegociar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) com autoridades do Canadá e México, com as quais irá se reunir em breve. “Iremos nos reunir com o premiê do Canadá e o presidente do México, e iniciaremos as negociações relacionadas ao Nafta”, declarou, em um ato na Casa Branca.

Trump receberá o colega mexicano em 31 de janeiro. Não há data para o seu encontro com o chefe de governo canadense, mas se espera que o mesmo aconteça em breve, segundo a transcrição de um telefonema entre os dois líderes neste sábado.

 

O Nafta, em vigor desde janeiro de 1994, reúne em uma ampla área de livre-comércio Estados Unidos, México e Canadá, e foi um dos principais alvos da campanha eleitoral de Donald Trump, que o considera causador de um êxodo de empregos americanos para o México.

O novo governo, republicano, alertou que se os sócios se opuserem a uma negociação “que possibilite aos trabalhadores um acordo igualitário”, os Estados Unidos irão abandonar o Nafta.

Segundo o estatuto do Tratado, uma das partes pode notificar as outras sobre sua intenção de se retirar, momento em que se abre um período de 180 dias para o início de novas negociações. Se não houver um novo acordo, o antigo é dissolvido.

(Com AFP)

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Firme, Trump!

    Curtir

  2. Carlos Vinicius Barcala Rodrigues

    ainda ficam perdendo tempo com essas matérias politicas pagar brasileiro inocente

    Curtir

  3. O mundo espera que tome juízo, quando sentar na cadeira de presidente.

    Curtir

  4. Aloisio Barros

    Não dura um ano esse senhor no poder.

    Curtir

  5. Canada é uma nação riquíssima, porém o México é pobre, vai ter que construir o muro! Nas fronteiras do México e Canada!

    Curtir

  6. Os eleitores de Trump são contra a liberdade sem responsabilidades, educação sem limites, direitos sem deveres, leis sem ordem, crimes sem pena, erros sem punição, direito sem abusos, opinião sem respeito, fatos sem transparência e mídia sem verdade.

    Curtir

  7. Vladimir Lacerda

    Marcelo pelo visto é eleitor de Trump. Tem título americano?

    Curtir