Trump assina ordem para retirar EUA do Acordo Transpacífico

A parceria defendida por Obama previa um acordo econômico com doze países, incluindo Japão, México e Canadá

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira uma ordem executiva para retirar o país do Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), do qual fazem parte outras onze nações. O acordo era resultado de sete anos de negociações entre os países e iria retirar barreiras alfandegárias e tributos para ampliar o comércio entre as nações. O TPP reunia cerca de 40% do produto interno bruto (PIB) mundial.

Apesar de o acordo ter sido negociado durante o mandato do ex-presidente Barack Obama, o TPP nunca chegou a ser ratificado pelo Congresso, de maioria republicana. A decisão de Trump, além do forte efeito simbólico, enterra o acordo, pois dificilmente ele será discutido no Congresso. Segundo o presidente, a saída das negociações sobre o TPP é “uma grande coisa para o trabalhador americano”. Trump, durante toda a campanha, defendeu medidas protecionistas para a economia americana e agora está pondo seu discurso em prática.

A proposta de integração econômica, defendida por Obama, previa a redução ou eliminação de  tarifas e outros impedimentos à circulação de bens e serviços entre os países-membros. Fora os Estados Unidos, onze nações da Ásia, Oceania, América do Norte e América do Sul fazem parte das negociações. Assinam o acordo Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietnã. Com a saída americana, mesmo que o acordo seja levado adiante pelas demais nações, ele perderá força.

Na cerimônia de hoje no Salão Oval da Casa Branca, Trump assinou ainda um decreto que congela contratações federais e uma diretriz que proíbe organizações não governamentais americanas de receberem financiamento federal para realizar abortos no exterior.

(Com Reuters e ANSA)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Anjo Conservador

    Fantástico! Pra que criar empregos em outros países se os EUA tem uma grande parcela desempregada!

    Curtir

  2. Ótima manobra sempre a favor dos USA!Trump grande Patriota 👍🏼

    Curtir

  3. O TPP representava 40% do PIB mundial. 39% eram os EUA o resto 1%.

    Curtir

  4. célio alvarenga marques

    dump trump,o fracasso de audiência, o minoritário, o rejeitado pela maioria, o tarado da chuva dourada,o capacho de putin, o amigo de assange e maduro tá cavando a própria sepultura!uma graça ver gente que se declara conservadora e de direita defendendo o protecionismo!margareth thatcher e ronald reagan (esse sim grandes estadistas!)devem estar se revirando no túmulo!

    Curtir

  5. Francisco Fernandes

    NÃO VEJO A HORA DE LARGARMOS ESSE LIXO DE MERCOSUL TAMBÉM. AS ESQUERDAS ESTAVAM PROMOVENDO UMA VERDADEIRA “INTERNACIONALIZAÇÃO” DE CIMA PRA BAIXO E COM OMINTUITO DE ESCRAVIZAR A SOCIEDADE, E ELES FICAREM LÁ EM CIMA EM SUAS VIDINHAS FARAÔNICAS

    Curtir

  6. Tem simplório que acredita em tudo que a mídia democrata publica! Até na baixa popularidade de Trump – recém eleito, mesmo com “pesquisas eleitorais” dessas mesmas empresas de que perderia a eleição…

    Curtir

  7. Célio, thatcher e ronald reagan grandes estadistas? Bebeu?

    Curtir

  8. célio alvarenga marques

    e tem burro que acredita em tudo que crooked trump diz!não é mesmo “moderado”?sugiro que você vá ler o breitbart news,lá só tem elogios para o tarado da chuva dourada!

    Curtir

  9. célio alvarenga marques

    feliks se você não conhece thatcher e reagan eu só posso lamentar!não dá nem pra começar um debate!burro,burro,burro!

    Curtir

  10. César Augusto

    Não sei que m… vai dar isso mas uma saída boa seria a do Brasil do lixo do Mercosul. Pobre vendendo pra pobre não dá em nada.

    Curtir

  11. Está difícil até de entender a matéria de tanto erro gramatical. Uma revista deste nível deixar acontecer isto, parece brincadeira.

    Curtir

  12. Fica difícil formular juízo sobre o Trump, e consequentemente sobre o USA, quando se tem somente a mídia como referencias “bibliografia” sobre tal assunto. O certo seria é estar convivendo a realidade deste país. O que eu sei, e na pele, é do nosso país Brasil, falido, sem perspectivas de melhoras política e econômica, antro de corruptos e marginais, não tem capacidade nem ao menos de acabar com uma rebelião, eliminar o “Estado paralelo” entre outras falácia. Como sempre digo: Primeiro, sempre, ver se o seu rabo estar limpo para depois falar do rabo sujo dos outros.

    Curtir

  13. É irreversível, cedo ou tarde a integração de todas as formas será realidade no mundo, é o momento, até a Europa está seguindo este caminho, o do protecionismo e crescimento da extrema direita.

    Curtir

  14. Como é engraçada a nossa “impremça izpessializada” : Dá pitaco na economia americana, como se fosse os bastiões da verdade e virtude !

    O trump tem coragem em pegar toda a massa de desempregados e mandar produzir produtos americanos para vender na América. Essa regra é simples e vale para qualquer nação.

    Se o Brasil tivesse feito a mesma coisa, a gente não estaria com 12 milhões de famílias dependendo de bolsa-fome !

    Curtir

  15. Fez bem!! Em 1 lugar os trabalhadores americanos!!
    Antes que eu me esqueca vai se lascar veja!!

    Curtir

  16. Papareli Castro

    Dale trump o TRUMPHIANTE DESSA SERA OS EUA ELES SE ERGUERAM NOVAMENTE GRANDE PRESIDENTE

    Curtir

  17. Norberto Pipl Noronha

    simples assim. america first, para mim é america last…não compre mais produtos made in usa

    Curtir

  18. Exatamente! Para quem serviria a pobre e fraca Mercosul? Uma droga! Trump é um americano rico que ama os EUA e que por ele foi eleito para ser seu Presidente.

    Curtir

  19. Mas olhar a figura do Presidente americano e a do ex brasileiro, dá uma vergonha….

    Curtir

  20. Mercosul lixo.

    Curtir

  21. Petro Mineiro

    Dar para acreditar nas análises de Veja sobre Trump depois de fiasco vexatório da torcida, e não cobertura jornalística, que ela fez a favor dos Democratas nas eleições??? Péssimo profissionalismo: revelou muito do que Veja se tornou e do quanto ela deixou de ser relevante na vida de nós, leitores e clientes dela.

    Curtir

  22. O Trump nunca irá tirar o Brasão do passaporte como fez a esquerda do nosso País,querendo eliminar o patriotismo.

    Curtir

  23. Almerio P. Gaertner

    O Brasil poderia pegar o gancho e detornar o falido Mercosul. Nenhum dólar para as ONGS que gravitam em redor do governo sugando o dinheiro do contribuinte. Modelo a ser adotado aqui. Trump acabe com as orquestrações da esquerda.

    Curtir

  24. Ailton Araújo

    O Brasil poderia seguir este exemplo e cair fora deste Merd…sul inútil.

    Curtir

  25. Angela Santos

    O desemprego nos Estados Unidos esta em apenas 5 porcento..Parcela desempregada??? A economia mundial vai se inclinar para o lado da China..Quando os EUA comecar a taxar importacoes os outros paises vao retaliar..Trump metendo a pata.

    Curtir

  26. Aloisio Barros

    Não dura um ano no poder esse ditador. Quem viver, verá!

    Curtir

  27. Gian M. Bass

    Já inicia seu governo dando mostras de que será um grande presidente!……parabéns Trump!…….

    Curtir

  28. Rolando Silva

    Aborto. Na mesma hora ele também acabou com o financiamento federal a organizações que promovem o aborto.

    Curtir

  29. Angelo Della Torre

    ME LEMBRA O BUSH ROMPENDO TODOS OS TRATADOS DE CLINTON, GANHAMOS COM ISSO, IRAQUE DEVASTADO, BIN LADEN, IL TUDO QUE NÃO PRESTA, AGORA ESSE OUTRO SENHOR DO MESMO PARTIDO DEFENDENDO INTERESSE SABE-SE LÁ DE QUEM, VEM MAIS M POR AI!

    Curtir

  30. É necessário proteger o próprio país, mas concorrência de fora não deixa de ter um efeito bastante saudável.

    Curtir

  31. Carlos Marques

    Abre-se, paradoxalmente, uma janela de oportunidades para o Brasil. Vamos vê se nossos empresários deixam seus iates e suas praias e vão negociar um pouquinho nos EUA. Eu, Serra! O inglês está em dia? Tem certeza? Quer trabalhar?

    Curtir

  32. Ao meu ver, o Trump não sobrevive a um mandato inteiro!

    Curtir

  33. VERDE e AMARELO

    Se os EUA caiírem o mundo se transformará numa ditadura comunista, esquerdista e islâmica, TRUMP foi a salvação dos EUA e a esperança que o Brasil se salve da ferramenta de dominação que é o COMUNISMO.

    Curtir

  34. Francisco Martins

    Alguém se lembra de “Na hora da zona morta” (The Dead Zone)?

    Curtir

  35. Robson La Luna Di Cola

    Que maravilha ver o princípio do colapso da globalização! Viva o nacionalismo! Viva o regionalismo! Viva o municipalismo! Que se danem os barões e baronesas das Grandes Corporações!

    Curtir

  36. Helio Carneiro

    Parabéns aos estados unidos que finalmente escolheram bem seu lider!

    Curtir

  37. O Presidente Trump ensinando o Obama Gump a ser o que não tinha capacidade para ser.
    Certíssimo, Trump. Agiu antes que os esquerdistas sucateassem a América e no final oferecessem bolsa-voto para os empobrecidos americanos elegerem comunistas safados como no Brasil. Estamos com você. Alise não! Abortistas, defensores de gênero, esquerdistas, neles: arreio apertado, correia na virilha, espora na barriga, taca na popa, freio puxado no beiço e chapelada nas orelhas!

    Curtir

  38. Marc Guima Olivei

    É a nossa chance. Vamos vender para os EUA serviços de corrupção, falta de educação, homicídios diários, mortes no trânsito, balas perdidas, mídia fofoqueira, novelas infames, prostituicao infantil…. e futebol. Geraremos muitos empregos.

    Curtir

  39. Justfellowship Justfellowship

    A gente acredita em Trump outros na imprensa manipuladora, o Sen John MacCain também é contra, somente coloquem em qualquer buscador, john maccain foods vejam qual é o negócio do “grande” senador

    Curtir

  40. jair fernando possebon

    Esta certo ele, primeiro seu pais depois os outros…

    Curtir

  41. 999justforfun

    Establishment botou para ralar todos puppets, todos palhaços de bullywood e papagaios da media de desinformação.

    Curtir

  42. José Antonio Debon

    O acordo TPP ainda não tinha a aprovação do congresso americano e então o Trump fez apenas jogo de cena.
    Vale lembrar que a China é o maior financiador da trilionária divida interna americana, então se o Trump vai impor barreiras para os produtos chineses eles não compram mais títulos da divida americana e ai o Trump pode ter dado um tiro no pé.

    Curtir

  43. José Carlos Lopes de Oliveira

    Ele está certo. Essas associações só servem para fortalecer governos não empreendedores. O Mercosul é um exemplo. Contém países não democráticos, contrariando o seu próprio estatuto. Tomara que o “governo” – se é que isso existe – do Brasil siga esse exemplo e retire o Brasil do Mercosul. Existem coisas muito melhores e que não alimentam país alinhados com o bolivarianismo.

    Curtir

  44. Norberto Pipl Noronha

    esse trump parece aquele menino mimado, meio bobão
    pra jogar leva a bola..bundão…só vai fazer cagada

    Curtir