Ted Cruz vence primárias republicanas em Kansas, apontam redes de TV

O senador Ted Cruz ganhou nas primárias do partido Republicano no conservador estado de Kansas neste sábado, indicaram redes de TV americanas.

Com 67% dos votos apurados, projeções da CNN e da Fox mostraram que o ultraconservador senador do Texas obteve 50,9% dos votos, uma diferença expressiva sobre o magnata Donald Trump, com 24,3%.

O senador pelo estado da Flórida Marco Rubio ficou em terceiro lugar, segundo as estimativas iniciais, com 14,7% dos votos, enquanto o governador de Ohio, John Kasich, chegou à disputa na quarta posição, com 8,7%.

Americanos de cinco estados votaram neste sábado em eleições internas dos partidos Republicano (Luisiana, Kentucky, Kansas e Maine) e Democrata (Luisiana, Kansas e Nebraska).

Os resultados de Luisiana, maior troféu do dia, são esperados para a noite deste sábado, assim como os de Kentucky e Maine.

“Deus abençoe Kansas”, disse Cruz a seus seguidores no estado de Idaho.

“O que estamos vendo é os conservadores se unindo”, acrescentou.

A vitória de Cruz é golpe contra Trump, em meio a uma cruzada empreendida por líderes e figuras do partido Republicano para deter o avanço do milionário.

Trump sai na frente na contagem de delegados necessários para conseguir a indicação na convenção republicana em julho, depois de vencer em 10 dos 16 estados que já realizaram eleições internas.

No dia 8 de novembro os americanos elegem o sucessor do presidente Barack Obama.

Da France Presse