Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Talibã ataca conferência de paz no Afeganistão

Homens ligados ao movimento talibã atacaram nesta quarta-feira uma tradicional conferência de paz liderada pelo presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, em Cabul. Segundo as autoridades locais, três foguetes atingiram uma tenda onde era celebrada a reunião, que reunia 1.300 líderes tribais. O talibã, que não participava do evento, assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Pouco depois do início do discurso de Karzai, um dos foguetes caiu em um campo aberto, a cerca de 100 metros do local onde era realizada a conferência. Participantes começaram a se levantar para deixar o local, mas a conferência seguiu adiante.

O presidente tentou acalmar os presentes: “Sentem-se, não é nada”, dizia Karzai, que sobreviveu a ao menos três tentativas de assassinato. “Estou acostumado com isso, todo mundo está acostumado.”

Forças de segurança afegãs trocaram tiros com os insurgentes, que tentavam invadir a assembleia envolvidos em burcas e equipados com coletes suicidas. Dois deles foram mortos e um foi preso. Segundo um porta-voz do Ministério do Interior do país, Zemarai Bashary, não houve feridos.