Resultados de eleições legislativas serão divulgados neste domingo

Teerã, 4 mar (EFE).- A Comissão Eleitoral Central iraniana espera anunciar neste domingo os resultados finais das elieções legislativas realizadas na República Islâmica em todo o país, salvo Teerã, que segundo dados parciais teriam dado uma vitória arrasadora aos leais ao líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.

A eventual vitória dos leais a Khamenei é, sobretudo, a derrota do entorno do presidente, Mahmoud Ahmadinejad, que no ano e meio que lhe resta à frente do Governo poderia se ver sob um mais rígido controle do Parlamento, que o apoiou no começo da atual legislatura e agora lhe é hostil.

Segundo disse à televisão estatal o diretor do Comitê Eleitoral, Seyed Solat Mortazavi, os resultados serão anunciados em todo Irã, salvo em Teerã, a maior circunscrição do país e onde se elegiam 30 das 290 cadeiras do Parlamento consultivo iraniano.

Até a manhã de hoje, se tinha finalizado a apuração em 43 mil centros de votação dos 47 mil distribuídos por todo o país e, dos que faltam, a maioria estão em grandes áreas urbanas, ‘sobretudo, em Teerã’, assinalou Mortazavi. EFE