Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Raúl Castro e Dilma repassam relação bilateral no Rio

Havana, 22 jun (EFE).- Os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e do Brasil, Dilma Rousseff, repassaram nesta sexta-feira no Rio de Janeiro o estado das relações bilaterais e trocaram ideias acerca da conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Raúl e Dilma conversaram em ‘um ambiente de cordialidade’ e analisaram também os principais temas da agenda internacional, segundo um reporte da agência cubana ‘Prensa Latina’.

No marco da cúpula de chefes de Estado e de Governo da Rio+20, o presidente cubano manteve vários encontros bilaterais, entre outros, com o ex-governante brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, e o presidente equatoriano, Rafael Correa.

Em seu discurso na quinta-feira durante a Rio+20, Raúl Castro pediu a destruição dos arsenais nucleares e a promoção do desarmamento de todas as nações.

O presidente cubano culpou os países industrializados e o modelo neoliberal pelos males da sociedade moderna, reivindicou o abandono das ‘justificativas e do egoísmo’ para buscar soluções e afirmou: ‘Desta vez, todos, absolutamente todos, pagaremos as consequências da mudança climática’. EFE